" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


O VOTO É SECRETO, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE ?

NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES -
O voto é secreto... Escolha consciente ou inconsciente???
 
     Bom dia pessoas queridas! Hoje falarei do comportamento humano diante da política...A automotivação para votar pode estar bem inconsciente no eleitor que, muitas vezes muda o seu voto, na hora de pensar em eleger um candidato, movido por algum sentimento de gratidão, desejo reprimido, revoltados contra o sistema, até mesmo contra a insistência de algum candidato querer “obrigar” que se vote nele. Alguns aceitam tal imposição, mas a maioria já tem opinião formada e pode até prometer, mas na hora a escolha é refeita consciente ou inconscientemente.
     O ser humano procura gerenciar suas emoções de modo que possa alcançar seus desejos, esteja errado ou não na escolha. Muitas vezes, é a necessidade do momento, a situação emocional que está vivenciando, a ideologia ou mesmo a indiferença, que faz para este / aquele assunto especifico. Muitos detestam política e votam por serem obrigados e, nem pensam para votar. Alguns pegam algum “santinho” num canto qualquer e o leva na hora de dar o seu voto. Outros pensam, repensam, ficam confusos com tanto sugestionamento, e terminam mesmo decidindo no dia.
     Entretanto há os indivíduos atentos ao horário eleitoral, ás propostas, aos projetos que foram realizados, que estão começados, o que idealizam para si, ou para a coletividade. O inconsciente coletivo está todo voltado para o mesmo assunto. O comportamento no dia de votar, é sincronizado, é organizado. Todos com o mesmo objetivo; secreto ou não, a tarefa do dia é a mesma. Eleger aquele que vai de encontro a sua preferência, ou desejos, até necessidades, crenças...
     Conseguimos até reconhecer emoções neste dia, de pessoas mais eufóricas ou decididas a eleger o seu preferido. As expressões faciais, corporais, vibrantes, radiantes, extremadas ou até mesmo passivas e indiferentes... Há pessoas enigmáticas (risos), com cara de mistério, para não deixarem sobressair o que vai no íntimo. É necessário observar muito para perceber o esboço de alguma pista e, mesmo assim nada se consegue. São rodeados pela “boca de urna” discreta de última hora, deixando até transparecer “promessas” que não irão cumprir. Alguns “operários do voto” até acham que conquistaram mais um voto e contam com a vitória...
     Finalmente vem o resultado, a expectativa é grande e, diversos sentimentos e emoções envolvidas: ansiedade, exaustão, estresse, alegria, decepção, surpresa, revolta, gratidão, ódio, violência, felicidade, amor, reconhecimento, fragilidade, poder, medo e, por fim, comemoração ou recolhimento, dependendo do resultado alcançado. Então, tudo se recomeça, a agitação da eleição dá lugar aos projetos e providencias para o novo governo.
     O importante neste processo todo é, que a inteligência humana inata é sempre desenvolvida, e está sempre em movimento na criação de novas ideias, e projetos. O ideal que continua, visando, a formação e progresso da nação. E precisamos de todas as ideias desde a de um pobre e analfabeto ao mais “letrado”, pois são ideias que vão de acordo com as necessidades humanas que podem ser desapercebidas por um ou outro. Precisamos sim, de todos e, cada um tem seu valor diante da vida. Somos Todos em UM. A democracia é cumprida na urna, consciente ou não, cada um cumpre o que achou melhor para o Brasil.      Cada um tem seu desejo secreto que pode ser realizado através de um eleito ou ficará decepcionado caso seu voto seja desperdiçado em vão. Não importa mais... Quem sabe na próxima, pois quatro anos passam tão rápido, que sejamos iluminados sempre...até mesmo para votar, cumprindo nossa cidadania em nome do Brasil. E não adianta calúnias, ambivalências, projeções, brigas ridículas, enfim isto é até pior pois estressa os eleitores.
     Cada um é livre para fazer escolhas, e nenhum presidente, governo, prefeito que seja vai agradar a todos...qualquer um que ganhe vai ter que acostumar com pessoas que perderam seu candidato, vibrarem ao contrário...Sempre foi assim podem refletir...Ninguém vai conseguir consertar um país deste tamanho, com diversos problemas. Para citar um exemplo; moradias, sempre haverá mais e mais pessoas sem moradias, porque a população aumenta e com ela aumenta todos os serviços, seja público ou não.   
     Ademais nem sempre somos justos no nosso julgamento, muitas vezes nem conhecemos os detalhes, é uma notícia dada por cima, outra ali...Mas por outro lado a corrupção no país vem de longe, décadas, e isto sim o povo precisa ficar atento. E somente nestas últimas décadas estamos presenciando algumas punições, mas é pouco. E nem adianta atingir um partido especifico porque vemos a corrupção em todos os partidos e governos...por estas e por outras é que o inconsciente, guarda, reflete e pesa na hora de votar. E na urna secreta ninguém faz a cabeça, muitos prometem votos a todos que pedem, as urnas falam por si...
     E por fim, há os que vendem o seu voto, outros que não se preocupam com quem vai dirigir o país, o estado a cidade e ainda os que vão pela opiniao dos outros sem ao menos pesquisar...
                         Paz Profunda a todos....


 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 06/02/2014
Alterado em 06/02/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.