" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


NORMA AP SILVEIRA DE MORAES-
O Existir e sua Complexidade..
.     O Ser no mundo...ou o não Ser.... Ao nascermos começa o nosso existir no mundo e, muitas crianças estão nascendo bastante evoluídas, muitas parecem ter corpo de criança e mente de adulto, pois muitas não querem mais brinquedos, e sim, fazer o que os adultos fazem. Entretanto apesar de sermos livres, nossa liberdade é limitada pelas regras do viver em comum, para manter a ordem e equilíbrio. O pensamento tem sua liberdade, o que causa bastante solidão, sendo que, o ser humano muitas vezes sente-se só na multidão. E passa por processos de angústia por ser incompreendido. Muitas vezes procurando sua verdadeira essência, a solidão é tão intensa, que pode levar a depressão. Pode-se estar rodeado de pessoas queridas e mesmo assim se sentir sozinho, pois o Ser-no Mundo, implica nascer e morrer sozinho.
     Já nascemos com medo da finitude (morte), qualquer doença mais grave já faz perder o sentido de vida, pelo medo e fantasia, que apavora mesmo que inconscientemente, por mais transcendente que a didática da pessoa seja. Entendendo-se pela didática neste sentido o conceito que ela tem de espiritualidade e religião. Mesmo assim quando uma pessoa é portadora de doença terminal, o medo ainda permanece, pelo desconhecido. O que é morrer? Para onde vamos? O que será depois? Como seres humanos somos apegados á matéria, á vida com o seu existir no mundo circundante, á beleza da natureza, ás pessoas amadas...
     Refletindo sobre estas questões é que se chega à conclusão de, que é necessário encontrar um sentido de viver, mesmo neste mundo conflituoso, e conturbado por violência, drogas, mas também cheio de maravilhas, como a natureza, bondade, beleza, ética e o amor que é em maioria, na humanidade.
     Transcender é buscar a autenticidade, o verdadeiro eu. E para ser autêntico, muitas vezes somos vítimas de interpretações errôneas, o que causam angústia e desespero. Então, latente no peito, brota o amor, que tudo perdoa e cura. É o recomeço, a superação...É o amor que ainda nos faz superar o tédio existencial, pois ele é a motivação que impulsiona, transcende, transmuta, a angústia que assola o ser humano, ás vezes, até mesmo sem motivo aparente, mas inconscientemente...A pessoa já levanta angustiada, triste, desanimada sem saber o verdadeiro motivo; isto é o tédio existencial, pelas perguntas sem respostas, pela “liberdade cativa”, expectativas frustradas, dúvidas e incertezas, solidão e medo.
     Se seguirmos algumas regras, e tentar viver na compreensão do amor, elaborar até a culpa pelo tédio existencial, a angústia, que são os questionamentos, a vida pode ter sentido, e a felicidade pode surgir. Ainda refletindo; sobre situações piores de nossos irmãos, podemos também concluir que somos felizes. Basta olharmos o país maravilhoso em que vivemos, as belezas naturais, que podem contribuir na cura de emoções negativas, elevando os pensamentos e sentimentos, diminuindo a crise existencial. O contemplar uma flor, um pássaro, uma árvore, uma criança, um animal, o rio ou mar, enfim, uma beleza em qualquer lugar, pode-se descobrir uma solução e maior compreensão do existir e elaborar cada nuvem, que pode então ser passageira.
     Tudo faz parte do viver a vida, com altos e baixos, lutas e vitórias. Cada dia é diferente, e cada dia aprende-se algo novo que se pode acrescentar novos conceitos, trocando o velho pelo novo, com mais possibilidades de realizações. Vale a pena acreditar em um ideal e correr atrás dele, sendo assim o vir- a- ser pode ser o crescimento pessoal, motivação e elevação da auto-estima. Libertando dos pré-conceitos e valores pré-concebidos pode-se encontrar um caminho novo a seguir, cortando a ponte velha, arrumando a casa de sua mente e coração.
      Concluindo, gosto muito do pensamento de, Camon,V.A.A, (Psicoterapeuta Existencial): “Passeio agora pelo meu ontem. O meu ontem é o meu hoje misturado ao meu amanhã. Tudo foi e ainda é na essência de um suave vir- a- ser. E de tudo fica um pouco. Um pouquinho que seja. Um pouco de felicidade, da lágrima, da alegria, da dor, e do riso” Viver é buscar a essência do sentido de vida. Viver é vencer desafios, navegar em águas estranhas, mas com a crença de que tudo tem solução, basta abrir os olhos da coragem de encarar a vida como ela é... Paz profunda a todos...

ARTIGO ESCRITO PARA DIARIO DE SUZANO, SP  EM 2011
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/01/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.