" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Quando a água é prioridade, TODOS deveriam economizar...
 
Norma Aparecida Silveira de Moraes 04/01/2014
   
  FALTA DE ÁGUA: diferenças sociais até em gastar os recursos naturais neste Brasil dos ricos.
     Quanta injustiça neste país dividido em duas classes muito desiguais, entre ricos e pobres, sendo que o pobre é sacrificado em tudo,  que se diz economizar, racionar, fracionar...
     Estamos acompanhando a falta de água no litoral do Brasil em várias cidades...Tudo bem, a estrutura da cidade muitas vezes não comporta o número de visitantes e turistas. Mas vemos por outro lado, mansões, hotéis, pousadas com enormes piscinas de ÁGUA DOCE e, nas casas mais simples ou pobres faltam água até para matar a sede, cozinhar, saúde e higiene pessoal.
     De outro lado desperdícios, pois a maioria além de piscinas tem depósitos enormes, onde as pessoas tomam banho de uma hora mais ou menos, ficam nas piscinas o dia inteiro, lavam carros todos os dias, brincam com a mangueira, refrescam e lavam o quintal com água doce. Posso falar porque é o que presenciamos, temos um chalezinho no litoral, e andamos muito, e os caseiros estão sempre atarefados trocando água das piscinas, lavando calçadas...
     E muitos são os que abrem a boca na mídia falando que se tem que economizar, hipocrisia total, pois até os governos só esperam racionamento, fracionamento da classe pobre e operária. É tanta injustiça social, para uns tudo, toda a riqueza do Brasil, para outros as sobras ou nada, leis são para os pobres ou para os simplórios. A àgua é de todos e não somente daqueles que podem pagar, é um recurso público embora tarifado, mas coletivo...
     Creio que quando se falta água, numa urgência, as piscinas também deveriam ser controladas. Muitas pessoas trocam a água da piscina diariamente. Até concordo, existe a higiene, as doenças e micoses...A água seria melhor distribuída, mas infelizmente o egoísmo também é total, a consciência passa longe quando se é para satisfazer o próprio ego, o próximo não existe...
     Algumas cidades não se preparam nem com água mineral, os mais ricos possuem bebedouros com água gelada...Os turistas passam sede, ficam sem banho...Na minha casa temos o costume de controlar minutos para o banho, e as visitas acompanham nosso ritmo, peço que economizam, para que todos possam usufruir. Quando o litoral está muito cheio cai água somente à noite, então é necessário o controle mesmo...E olha que às vezes há alguns espertinhos quebrando regras, mas ficamos de olho (risos) assim nunca falta água em minha casa do litoral...Questão de bom senso e consciência ecológica. É difícil até para alguns parentes que moram em sítios onde a água mineral corre solta em bicas...Mas na cidade é outro ritmo, a água é coletiva e não nasce na terra, temos que economizar até para lavar roupas...
     Deveria haver mais esclarecimentos por parte dos prefeitos, em épocas de final de ano e carnaval, para que a população, principalmente aqueles que recebem visitantes, ter um esquema de economia também...A água não é somente luxo e conforto, ela é ALIMENTO, saúde e higiene, a população aumenta cada vez mais, e muitas vezes o volume de chuva é desigual, não caindo nas nascentes...
     Fico imaginando o que deve ser viver sem água, sou diabética e tomo mais de dois litros de água por dia, muitas vezes troco o alimento por água. Neste novos tempos a água não é brinquedo não, e nas urgências, principalmente  quando se precisa dividir, compartilhar, saber usar, dar valor e acima de tudo usar conscientemente nas ocasiões de racionamento. E que o racionamento seja para todos...E principalmente, pedimos a Deus, para que a natureza seja mais generosa, não deixando a água cair em desigualdade com enchentes, mas sim que se espalhe bem, principalmente nas cabeceiras, onde devem ecoar para as represas e rios...E quando chuvas cairem mansas e solidárias, que deixem de amaldiçoá-las como muitos fazem...A Natureza se vinga daqueles que não a respeitam e a amam...O homem moderno está tomando o lugar dos rios, e a maioria não gostam da chuva que é o nectar, o pão que sobe e cae para um ciclo de fartura, movimento natural... O homem existe, porque existe água, não ao contrário...A água é um dos cinco elementos que dão a vida ao universo...Cuidemos bem dela e reflitamos sobre ela e sobre o planeta água que é a terra...
l

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 04/01/2014
Alterado em 04/01/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.