" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

UM FINAL DE ANO COM REFLEXÕES
 
Um final de ano com reflexões

 
Autoria: Norma Aparecida Silveira de Moraes 01/01/2014
     Meu esposo está recém operado do rim, tomando remédios fortes nem viu o foguetório do final de 2013.
     Eu porém de minhas janelas fiquei vendo as luzes coloridas explodindo por todo canto do bairro e da cidade. Moro praticamente no centro de Suzano, São Paulo e tenho uma visão muito boa por ser o melhor bairro, aquele que tem o Shopping, Parque público, Sesi, Universidade, Hospital, Salão de danças, é só seguir em frente e a gente dá para o centro, minha rua é uma alameda que é bem próximo ao shopping. Tudo bem pertinho dá para ir a pé mesmo. Relato isto para que o leitor possa ter ideia de como posso ver as luzes da cidade. É da janela do banheiro, sala, cozinha.
     Pois bem, meu esposo foi se recolher as vinte e duas e pouquinho, e fiquei fazendo meus rituais, (sou esotérica, estudante de misticismo e aprecio várias religiões, entre elas a católica a qual fui batizada e a Rosa Cruz), não me apego ao mal, sou da linha dos Arcanjos e Deus mesmo. Meus rituais são apenas um tipo de terapia, que você escreve as lutas e sofrimentos, entrega para Deus e aos Arcanjos, depois queima (catarse) e o outro escreve seus desejos abençoa-os e guarda, finalizando com orações pessoais e para todas as necessidades humanas. Creio no verbo criador palavras e força do pensamento positivo, razão de meus rituais, necessidade da minha psiquê, cada um tem um jeito de focar, desejar...
     Com todas as luzes da casa apagadas, fiquei com uma vela acesa e refletindo sobre as mazelas da vida e também sobre o quanto sou abençoada e o quanto o Brasil é um país abençoado. Foi pensando nestas questões que comecei a orar pela minha pátria amada, pela política e políticos, as verdades e distorções, as maldades da política, e as bondades também. Porque se não houvesse também bondade não haveria progresso.
     Aliás penso, opinião minha, que não deveria haver política e sim cargos públicos transparentes e supervisionados, pois desvio, injustiças, ladroagem sempre houve desde que o Brasil foi descoberto, quando a Coroa Real, escravizava e exigia o dinheiro do povo já com tributos pesados. Alguns presidentes conseguem fazer mais no social pelo povo, outros retiram os direitos conquistados, nós aposentados só perdendo, nossos direitos foram tirados há 14 anos e não conseguimos recuperar mais, nosso salário desvinculado do mínimo e assim levando...Hoje ainda está havendo empregos para sobreviver (os salários tão baixos em relação ao custo), mas ainda assim o povo come, dorme, mas não temos paz. A violência é o câncer da humanidade. Povos em conflitos, raciais, religiosos, políticos, econômicos; verdades sendo descobertas, algumas manipuladas...Infelizmente a mídia manipula a cabeça dos menos esclarecidos, que conseguem enxergar somente os defeitos, os erros e os acertos ficam encobertos. Pessoas desviando dinheiro da saúde, educação, estradas, trens, das prefeituras, governos, de seus cargos de confiança. Muitas vezes um chefe de Estado tem boa vontade, mas seus homens de confiança são como ratos fazendo a festa com o dinheiro público na calada da noite...Não se pode culpar um pessoa por uma engrenagem tão complexa e sim é preciso ter leis mais rígidas de fiscalização e punição. E creio que ainda vamos mudar muito, já estamos mudando com punições a algumas pessoas, mas ainda é o mínimo, é muito pouco...Então orei pelo Brasil, seus governantes, que Deus faça com que toda podridão venha a tona, de todos os lugares...que o Brasil seja limpo...
     Depois pensando na violência, homens matando homens, violentando o templo sagrado que é o corpo, templo da alma, tragédias, fatalidades, cataclismos, gente passando fome em países como a África, países com duas classes, o pobre muito pobre, do outro lado o rico muito rico e poderoso, dois mundos antagônicos. Aqui no Brasil também há dois Brasil, o do rico e poderoso e o outro do povo indefeso e mais pobre que trabalha duro para que o rico possa desfrutar, desigualdade social, preconceitos, estigmas da velhice, exclusão entre outros...
     Fiquei pensando sozinha em tanta coisa, que lágrimas afloraram em meus olhos e supliquei a Deus, piedade, cura, ação, e que faça mesmo vigorar a lei da causa e efeito para este povo que brinca com as leis Divinas e também da natureza. Por falar em Mãe Natureza, coitada, tão agredida, os recursos cada vez menores, a população aumentando desgovernada mente, tomando os vales por onde é o berço dos rios, estes enchendo e mantando homens, destruindo casas, tanta dor, sofrimento, padecer, recomeçar do zero, desamparo...
     As religiões, de que cada uma, querendo mais ser a melhor, a escolhida, reprimindo pessoas, algumas manipulando sadicamente, outras melhores mas com dogmas muitas vezes injustos, separando seres humanos. Tudo errado, pois se Deus é somente Um, como podem inventar e criar tantas leis religiosas, dogmas, “achismos”, cada um interpretando o Livro de História Sagrada, a bel prazer, conforme a conveniência. Deturpando até Salmos que são orações criadas para que possamos buscar alento na hora da dor ou alegria. Preconceitos contra outros seres humanos de carne e osso, pelas escolhas sexuais, colocando o diabo em meio de tudo ao invés de cada um assumir o que faz, as próprias responsabilidades e até mesmo insanidade...Deus escolhe almas com comportamentos afins.
     Olhando as luzes coloridas da cidade, o belo foguetório, vislumbrei esperança do povo em dias melhores, se não podem fazer por todos, pelo menos pelos seus lares, confiando na fé de suas almas...
     A gratidão do povo de corpo cativo, mas alma livre, para desejar, fazer projetos, consertar erros, prosperar, amar, tentar com atitudes ter dias melhores. São os votos do Ano que se inicia. A alegria coletiva, o inconsciente falando mais alto, os anseios humanos. A esperança focada no bem, povo pacato, com almas por vezes rebeldes tentando mudar conceitos, uma “rebeldia lúcida”, desejos concretos e justos, necessidades humanas, mudanças positivas e construtivas, fraternidade e igualdade...A generosidade humana, tentando combater o mal, o falso, tentando mostrar a verdade, alerta ao consumismo, ao individualismos exacerbado, a focar um pouco mais na família, no subjetivo, a tentação é tão grande, luzes de neon, plumas e paetês, sexualidade distorcida, apelos eróticos até nas danças...A gente não sabe no que vai dar estas distorções de valores e conceitos. Mas o comportamento humano está sempre em evolução, e que esta evolução seja para o bem viver, para a qualidade de vida intrínseca também.
      Sozinha fiqueu, por horas refletindo sobre tudo, sobre meu lar, nossa qualidade vida, nossos filhos. Lembrei-me dos livramentos que Deus nos concedeu, da dádiva da cura, dos filhos empregados, da fartura em nosso lar, apesar dos salários de aposentados sempre caindo a cada ano. Das nossas contas, planos de saúde, IPVA, seguro do carro, IPTU desta casa e do nosso recantinho em Caraguá, nosso segundo lar. Não somos ambiciosos no sentido de guardar dinheiro para comprar bens materiais, deixar de comer para comprar...Somos pessoas simples, de maneiras simples, vivendo cada dia, com a fé que nos guia e protege sempre. Só pedimos a Deus saúde, proteção Cósmica, nossos filhos trabalhando e vivendo suas vidas tranquilas. Fui para a cama, rezei tantos Pai Nosso, Aves Marias, Salves Rainhas e oração para o Arcanjo Miguel na qual sou devota que perdi as contas e dormi, sonhando com luzes coloridas, luzes da cidade, risadas dos vizinhos, o silêncio de meu lar, meu gato Zariguim, bem escondido debaixo de minha cama por causa dos foguetes. Como sofrem os animais com o barulho dos fogos. Até o Bethoven passarinho do meu filho caçula estava assustado, a tartaruga Tainã, pensando em chuvas e trovões, os cachorros apavorados, eu tentando acalmar a turma com fala mansa e mimos...
     O escuro de minha casa, a vela que se acaba, o perfume do incenso no ar, os fogos vão se escasseando, as horas passando eu vencida pelo pensar, orar e cansaço fecho meus olhos, com a determinação do dever cumprido, energizada, purificada, para mais um ano que ganhei de vida, festejar com a lida, realizações, lutas diárias, a força que anima o meu viver, minha inspirações e gratidão a tudo e a todos...Não posso mudar o mundo, mas posso organizar meu coração, meu lar e minha vida...Isto já é gratificante...Pensar no bem, no belo e no bem...BBB de Deus...

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 01/01/2014
Alterado em 01/01/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.