" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

Terapia do sorriso, uma arma eficaz contra muitos males
Norma AP. Silveira de Moraes- Psicóloga. Jornal Diário de Suzano/2011
Terapia do sorriso, uma arma eficaz na cura de muitos males.

O sorriso é o mecanismo de expressão mais lindo e também revelador da personalidade do indivíduo.  A pessoa que não consegue sorrir e ser simpática é mais difícil de ter convivência harmoniosa com os outros e geralmente apresenta certa arrogância na maneira de ser. Muitos acham que sorrir ou chorar denota fraqueza e perda de respeito. O sorriso é uma espécie de saudação universal e abre portas para novas amizades e conversação.
Muitas pesquisas apontam hoje que a terapia do sorriso está sendo muito difundida, principalmente onde há pessoas doentes ou depressivas. O sorriso opera grandes benefícios pois quebra o gelo, a carranca, e torna a pessoa mais bonita, iluminando o semblante, atraindo simpatia e amizade. Muitos conseguem sorrir até mesmo em momentos difíceis de grande amargura e sofrimento, mesmo que seja uma expressão triste, abrindo espaço, para aconchego, o amenizar a dor, a espera do acolhimento e do cuidado. O sorriso pode ser um presente de gratidão, que não necessita de palavras para traduzir.
Vale lembrar que há sorrisos irônicos, de deboche, desprezo e maledicência também. Entretanto a pessoa sensível e intuitiva sabe reconhecer este sorriso, entre muitos. A alma lê a face no espelho do sorriso.
A terapia do sorriso consiste em um programa, com temas, brincadeiras, piadas e casos engraçados que estimulam o outro a dar boas gargalhadas, descontraindo, tensões, estresse e ansiedade. O brincar faz parte também da terapia do sorriso, pois na brincadeira está o lado criança de cada ente humano, a essência, o poder de mudar e estimular situações novas. Estimulam as relações interpessoais e favorecem a auto-estima.
O sorriso convida a reconciliação num conflito, estimula o perdão, o recomeçar, afasta até a raiva contida por conta de desentendimentos, abre espaço para o diálogo. O sorriso consola, conforta, ilumina um ambiente, quando é: tranqüilo, alegre e harmonioso. Podem ser altos, baixos, tímidos ou silenciosos, o que importa é qualidade e a mensagem que deseja passar. O sorriso fala por si, atrai ou afasta multidão, é a arma do relacionamento, do amor incondicional, do bem viver. O sorriso é uma terapia em qualquer momento, mesmo na doença: ajuda na superação pois atrai otimismo e esperança. Quem não consegue sorrir atrai para sua vida: solidão, tristeza, pois não consegue conviver com a alegria alheia. É evitado por todos, que interpretam o semblante carrancudo, como afastamento da convivência.
Brinque e sorria mais, não importa como ou porque, logicamente que não vá dar gargalhadas em momentos inoportunos, onde vale um semblante mais aberto e receptivo, não necessariamente uma risada, que pode ser interpretada erroneamente, principalmente por quem não sabe sorrir e só desdenhar. Mas mostrar um semblante interativo abre portas e ajuda no desenvolvimento e aprendizagem e de mais qualidade de vida. “Sorria, mesmo que seja um sorriso triste, pois a maior tristeza é não saber ou poder sorrir”. Sorria para todos, pois somos todo um na humanidade. PAZ PROFUNDA, LUZ E VITÓRIA...


Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/11/2013
Alterado em 20/12/2017


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.