" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


A DUAS FACES DA MOEDA DA VIDA (BVIW)

 

É normal no ser humano, ver primeiro o seu lado nos problemas, pois temos o ID, ego e superego, como instâncias que formam a psique da personalidade, aliás temos o ID mais primitivo com desejos e vontades e age mais por impulso, e instinto, o ego que equilibra,  o mediador, e o superego  já mais exigente e que segue regras, o defensor da moral e dos bons costumes. O ego são os nossos desejos com as nossas necessidades etc.

Baseado nessas premissas é que lidamos com nossas emoções. E sempre olhamos primeiro para as nossas necessidades vitais, até aí tudo bem, é a luta pela sobrevivência.

Mas a ética da vida deve também permear nossas vidas, e bom seria se em todas as dificuldades e problemas principalmente nas relações humanas, pudéssemos sempre ver o lado A e o lado B das questões, antes da tomada de decisões. O quanto poderemos ajudar ou prejudicar alguém, se estamos sendo excessivamente egoístas ou não.

Vale lembrar de um provérbio muito comum; não façamos ao outro, o que não desejamos que façam conosco. Sendo assim, como ética sempre pensamos nossos atos, apesar de que julgar é subjetivo, e muitas vezes nada imparcial. Muitas vezes nem lembramos de pensar se estamos realmente corretos, o que o outro está sentindo, se estamos ferindo alguma pessoa, violando alguma regra até mesmo de conduta. Quantas vezes na hora da raiva, falamos coisas que nem queremos dizer, só para revidar alguma ofensa ou compensar algum conflito. Neste sentido muitas vezes cometemos injustiças que só mais tarde são repensadas, e muitas vezes é até tarde demais para consertar uma situação.

 

TEMA BVIW. LADO A & LADO B

 

 

 

 

 

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/01/2022
Alterado em 18/01/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.