" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


É COM MUITA TRSITEZA E PESAR QUE DEIXO AQUI REGISTRADA A REALIDADE DA PESSOA PORTADORA DE MAL DE ALZHEIMER, E MEUS AMADOS PAIS ESTÃO PASSANDO POR ISSO. DESDE 2018 VIVENCIMOS A DOENÇA AVANÇANDO. ESTAMOS EM 29 DE NOVEMBRO.

MAL DE ALZHEIMER (CUIDADOR & PACIENTE)

Minha sogra morreu de covid-19, e tinha Mal de Alzheimer, minha cunhada está, tenho uma tia também passando por isso e infelizmente MEU PAI E MINHA MÃE. Perdemos alguns parentes e conhecidos com M.A, então é muito importante saber um pouco de nossas experiências, para tentar saber lidar. Pois é uma missão muito difícil e cansativa, cuidar da pessoa portadora de MAL DE ALZHEIMER, é preciso ter muito amor e alguma pessoa para ajudar, pois dão trabalho á noite também. muitos sofrem de insônia, e se a pessoa não quiser ter um M.A dopado de remédios é preciso ter paciência e determinação.

 

MAL DE ALZHEIMER

M= MAL QUE PODE CAUSAR TANTA INFELICIDADE

A= AO CUIDADOR MUITO CANSAÇO E TRISTEZA

L= LONGOS DIAS E NOITE DE ATENÇÃO, MAS COM AMOR E FÉ.

 

D= DEIXANDO DE VIVER, SÓ CUIDANDO, COM PACIÊNCIA

E= EM MISSÃO TÃO ESPECIAL E DIFICIL, EXIGE MUITO AMOR

 

A= AQUELA PESSOA TÃO AGITADA E CONFUSA, UMA CRIANÇA

L= LONGE DOS OLHOS NÃO PODEM FICAR, SÃO ESPERTAS

Z= ZELANDO POR ELA A CADA INSTANTE, COM ATENÇÃO

H= HORAS DE ANGÚSTIA E SOLIDÃO, (O CUIDADOR)

E= ENTRE NOITES E DIAS SEM DESCANSO, MAS HÁ ALEGRIAS TAMBÉM

I= INSTANTES SEM TRÉGUAS EM MOVIMENTO, MAS DE BRINCADEIRAS

M= MUITOS NEM PERCEBEM A TRABALHEIRA, PURO MOVIMENTO

E= ESQUECEM COMO ESTE MAL É GRANDE, E SOFRIDO

R= ROGAMOS A DEUS SOCORRO AO CUIDADOR E AO PACIENTE

 

_________________________

REFLEXÃO

 

O cuidado com as pessoas que são portadoras do M.A é intenso, cansativo e as vezes angustiante.

1- As pessoas com M.A não param um instante, podem ser agitadas (nem todos)

2- São repetitivas e insistentes, agitadas e as vezes com picos de agressividade, de vez em quando eles cismam de ir embora, mesmo estando na casa deles, choram e entram em estado de angústia. Pura confusão. As vezes ficam desnorteados, acham que vão morrer, entram em desespero. 

3- Escondem as coisas (algumas), não pode deixar remédios a vista, objetos que podem ferir.

4- Gostam de se alimentar o dia todo, melhor sempre deixar alguma coisa em cima da mesa, se não quiser levantar-se e atender sem parar, se tem saúde podem comer furtas a vontade.

5- Muitas vezes querem tomar banho o dia todo, e em outros dias é uma briga para conseguir dar um banho nelas.

6- São espertas e em outras dias, apáticas, fazem chantagens se não forem atendidas, elas também sentem saudades do pouco passado e pessoas afetivas que lembram, e ficam tristes, pois não entendem bem a realidade.

7- São carinhosas, mas podem ficar agressivas em alguns momentos senão forem atendidas prontamente, Não assimilam em horários, melhor não deixar relógio por perto. PARA manter alimentação no horário.

8- Amam ficar andando a noite e mexendo nas coisas guardadas, levando muitas coisas e escondendo no quarto. Gostam de ajuntar coisas como; escovas, pentes, pastas, até cotonetes e papel higiênico, leite. bolachas, roupas, sapatos, frutas...

10- Se for mulheres gostam muito de ficarem lavando peças de roupas e mexemm com roupas no varal o dia todo, virando e tirando e colocando novamente, onde estiverem acham que a casa é delas, ficam perturbadas e perdem a referência. Triste demais, quando se precisa tirar eles do próprio ambiente (casa)

11- Gostam de mexer nas panelas, abrir armários e geladeira, amam ver fartura e se deprimem se não ver alimentos quando estão com fome.

12- Procuram por novidades o dia todo, não param. Mas ao mesmo tempo, nada os satisfazem por muito tempo, enjoam rápido de qualquer novidade, se saem, gostam de voltar logo para casa, se cansam muito rápido, pois geralmente não fazer muito exercícios.

13- São repetitivos, esquecem num minuto tudo o que falaram ou perguntaram, exigem enorme carga de paciência e energia mental e física do cuidador.

14- São muito possessivos com suas coisas, e como escondem coisas elas afastam qualquer pessoa de seus quartos, a maioria é assim, porque perderam até a casa que era referência, e ficam perdidas, e cada coisa que ajuntam é muito importante para elas, até uma simples garrafinha, uma escova, um rolo de papel higiênico, uma toalhinha, um isqueiro velho. Tudo tem valor afetivo para essas pessoas.

15- Apreciam doces e guloseimas, isso as deixam um pouco mais calmas, biscoito de polvilhos, pipocas, leite com biscoitos, balas, bombons, docinhos, sorvetes, amam coisas gostosas.

16- Não tem paciência com TV ou qualquer coisa que as deixam muito tempo paradas, gostam de andar o tempo todo, mas ao mesmo tempo se sentarem para descansar,

a gente nunca sabe o que elas querem, deitam e ficam uns dez minutos, mas na parte da manhã e depois do almoço costumam dar uma cochilada, aí o cuidador aproveita para descansar ou fazer alguma coisa pendente.

17- São espertas, mas as vezes ficam confusas demais, fantasiam e confundem as coisas, como o passado e presente, as pessoas, lugares.

18- A cognição fica bem perdida, não conseguem lembrar de como se faz muita coisa, muitas ainda preservam lembranças de como fazer higiene pessoal por muito tempo, mas são repetitivas, porque esquecem que já fizeram e ficam repetindo, muitas vezes tendo

que intervir.

19- Chamam a atenção do cuidador sem parar, exigem atenção e "obediência", gostam de conversar.

20- Não dá muito para se focar em nada junto deles, pois conversam sem parar, a gente as vezes precisa ficar voltando no tempo e espaço na história deles, tentando compreender, para deixá-los um pouco felizes.

Eles perguntam coisas sem parar, repetindo histórias e coisas que fizeram no passado. Muitas vezes fantasiam e misturam histórias.

21- Se contrariar em qualquer coisa, podem até fingir dores, fazer chantagem e pedir remédios. Muito cuidado nesta hora, para não dar remédios errados.

22- Amam trocar de roupas o dia todo, creio que mais as mulheres, é bom deixar algumas peças para elas não perderem o costume de se trocar, pois o cérebro se atrofia se as pessoas não mantiverem algumas atividades prazerosas para elas, não pode ficar podando tudo, nem manter eles em disciplina pesada, voltaram a ser crianças, e sente seus desejos e vontades, alegria de viver, mesmo com M.A. Eles não sabem que estão doentes, sabem que ficam confusos, apenas isso.

23- Gostam muito de animais como gatos, cachorros, amam plantas, gostam de aguar plantas, ficando no quintal, olhar o sol, ver pessoas passando na rua, se morarem na cidade.

Mas se moram na roça e vão para a cidade, não conseguem se adaptar bem, gostam de vida simples.

 

4° FASE

 MELHOR NEM PENSAR NESTA FASE, A GENTE ATÉ PEDE A DEUS PARA LEVAR A PESSOA COM M.A ANTES, POIS A FASE FINAL É DIFÍCIL DEMAIS E PENOSA, O CÉREBRO VAI SE DETEORANDO E JÁ NÃO RESPONDE OS COMANDOS.

* A PESSOA NÃO COME MAIS SOZINHA, E PRECISA USAR SONDA

* FICA APENAS NA CAMA E NÃO ANDA

*UMA VIDA BEM TRISTE E VEGETATIVA

*ATÉ PERDER COMPLETAMENTE QUALQUER AÇÃO E FICAR SEM RESPONDER NADA, MUITAS VEZES NESTA FASE JÁ INTERNADA. 

 

OBS: Então que aproveitemos nossos pais ou parentes nestas condições, tentando de tudo para deixá-los felizes, mais calmos em ambientes com mais harmonia. Eles percebem tudo e ficam surtados com qualquer coisa diferente, ficam confusos e passam até mal. 

 

É MUITO DIFÍCIL SER CUIDADOR, MAS PODE SER ATÉ MENOS, SE ENTENDER O FUNCIONAMENTO DELES E NÃO LEVAR A SÉRIO TUDO O QUE ELES FALAREM, MAS PRESTAR ATENÇÃO TAMBÉM, SE ELES APRESENTAREM COMPORTAMENTO MUITO AGRESSIVOS DEMAIS, POIS ESTAREM SOFRENDO AGRESSÕES TAMBÉM.

Eles podem fantasiar, mas podem também estar dizendo a verdade, então é preciso muita cautela e investigar o bem-estar e qualidade de vida de cada um, o cotidiano e as carências.

Obs: Meu papai já não se lembra mais do violão...

 

Ele amava pegar os netinhos, agora nem lembra mais quem é neto, mais ainda se lembra dos filhos;

MINHA MÃE NA MINHA FESTA DE FORMATURA DE PSICOLOGIA

MOMENTOS TÃO BONS

 

festa de 50 anos de casados de meus pais

agora fico aqui matutando, se essa doença, não é a doença do século, e precisamos

trabalhar muito o cérebro para que os neurônios não morram, ou para que a doença retarda.

 

 

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 29/11/2021
Alterado em 29/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.