" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


 INTERPRETAR ERRADAMENTE O QUE O OUTRO ESCREVE, nem sempre é o certo.

Quem nunca se enganou com alguma coisa, até mesmo alguma fala, interpretou erradamente alguma frase. Palavras escritas podem surtir vários efeitos, dependendo de como a pessoa enxerga naquele momento. Muitas vezes até elogiamos uma pessoa, mas se ela estiver de mal humor, aborrecida, pode interpretar como gozação, até mesmo chacota.

Uma coisa tão simples pode ser interpretada de grave, dependendo até da personalidade da pessoa. Uma pessoa mais extrovertida e brincalhona pode ter mais bom humor para interpretar um texto, mas aquela mais introvertida, pode achar até coisas que o autor nem pensou ou imaginou, talvez seja ou não alguma indentificação, ou autodefesa.

Quantas vezes se muda o conceito erradamente sobre uma pessoa, até mesmo porque ela foi sincera, E NEM PENSOU MALDADE. Muitas vezes a maldade está na cabeça da pessoa, até mesmo que se acha perfeita, mas na verdade é problemática, até mesmo preconceituosa. Isso porque inconscientemente interpreta tudo conforme seus próprios conceitos, e que podem ter vários significados.

 
Levar a vida com mais leveza facilita muitas coisas, até mesmo o entendimento, nestes tempos em que a linguagem está cheia de gírias e formas de escrever TAMBÉM mais, das redes sociais. Percebemos nas mensagens das redes sociais, pensamentos que parecem até ser indiretas para o leitor, mas na verdade não é. É apenas uma frase que o autor achou bela e despertou algum sentimento, talvez até passado com ela mesma. Ou porque está passando algum fato midiático sobre o tema. Ninguém passa a vida escrevendo coisas para ofender pessoas, muitas vezes são temas, e o assunto cabe dentro daquele tema proposto, nada mais além disto.

Até mesmo em sala de aula, um professor pode interpretar ao contrário, uma frase que o aluno escreveu e já dá um zero para o aluno, sem parar para pensar nas interpretações que cabe a frase, sem se pensar no outro, até mesmo sem empatia, sem se colocar um segundo sequer no lugar do outro, (aconteceu com meu netinho). 

Muitas vezes o autor escreve é para si mesmo, para auto reflexão e nem pensa que está ofendendo outra pessoa. Nós escritores somos mais compreensivos, em relação a este tema por lermos, obras de tantos amigos em comum, mas que tem vidas separadas das nossas até mesmo pela cultura, estado, país, etc. Interpretar muitas vezes é dual e pessoal, se esquecendo da verdadeira mensagem proposta.
Ler pode ser analisar favoravelmente ou não, apreciar ou não, gostos são subjetivos e só nos restam respeitar.

Na leitura aprendemos tanta coisa, que nem seria pensado por nós. LER É APRENDER E ESCOLHER...Enquanto lemos tecemos em pensamento uma realidade, a realidade que passamos quando escrevemos, ou a realidade do que a pessoa sente e vive, se lemos um romance imaginamos as cenas, o lugar, assim é a interpretação que eu entendo. Se lemos uma poesia sobre a natureza, tecemos as imagens, assim é com qualquer texto, o cérebro codifica e cria imagens., boas ou más, tristes ou alegres, isso se chama EMOÇÃO.

Feliz e abençoado dia a todos. Paz e Luz
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 25/09/2019
Alterado em 25/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.