" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    CADA OLHAR É UM TIPO DE EMOÇÃO

      O olhar, muitas vezes, diz muito do que se está sentindo. O olhar é a expressão da alma, da mente.
     Quem não conhece um olhar furioso? Este corta qualquer emoção e a gente já se coloca na posição de auto defesa ou medo dependendo da situação.
     E o olhar amoroso, dizem que parece de peixe morto, olhar molinho, carinhoso, eu já percebo outra coisa, as pupilas dilatadas, principalmente quando está com desejo de fazer amor.
     Olhar irônico de puro deboche, meio matreiro, meio sorrindo enviesado. Acompanhado do sorriso também irônico.
     Olhar de alegria, este todos sabem, brilham, as vezes desce até uma lágrima de emoção, de gratidão, de bem querer. Olhar de felicidade, até o corpo se mostra. O sorriso é intenso.
     Já o olhar quando se fala de saudade, fica meio parado, olhar distante, o olhar se volta para o baú de lembranças e saudades que a alma tem.
     Olhar triste é lacrimejante, as vezes implorantes, olhar que mostra a tristeza e melancolia.
     Olhar inquieto, ansioso, querendo resolver alguma coisa, não para de piscar e olhar em todas as direções.
     Olhar sereno, de meditação, oração, este muitas vezes está parado, fechado, longe daqui, pensando e se conectando ao sagrado, longe psiquicamente. Olhar de fé, de entrega, de gratidão e comunhão.
     Olhar sádico, perverso; este nos mete medo, pois se percebe que o outro quer nos maltratar, saciar, sua sede de bestialidade ou pura maldade, nos ofender, bulir físico e psicologicamente.
     Olhar de taras; este não esconde nada pois o corpo também está mostrando o que deseja fazer. Muitas vezes não é uma simples tara, mas outras há alguma falha de caráter, mania ou como já disse no outro, sadismo.
     Olhar de masoquista, passivo, receptivo, aceita todo sadismo, e ainda se culpa. Não tem força para lutar e muitas vezes sente prazer em servir, porque se acha incapaz de se defender, pelo amor que sente pela outra pessoa, é sujeita a dor e as piores humilhações.
     Olhar de bondade, é aquele que acolhe, escuta, compreende, dá atenção, cuida, é o olhar que sorri amorosamente. É o olhar do amigo, dos pais, pessoa amada, entes queridos.
     Olhar de admiração, brilha intensamente, parece sorrir, as pupilas se dilatam. Ficam mais arregalados, parecem saltar do lugar.
     Olhar de revolta e vingativo, este é perigoso, de pessoa que ameaça com o olhar, que vai se vingar, que quer briga, as pupilas ficam bem pequenas, etc.
     Olhar pensativo é aquele que fica meio parado e distante também, mergulhado em si mesmo, buscando alguma solução, inspiração, ou simplesmente fica passeando nas lembranças.
     Há tantas maneiras de olhar, muitas vezes o corpo também acompanha o olhar em seu comportamento.
     Olha psicótico é o olhar mais complicado, pois não esconde nada, a expressão é indefinida entre ofensa, revolta, agressivo, ou por alguns momentos passivos, é o olhar da inquietude, da dúvida de si mesmo, do mundo. Um triste olhar, que mete até um pouco de medo, pois é sempre meio agressivo e outras vezes longe, fora de si. Um olhar as vezes sorrateiro e de desconfiança.
     Olhar de mentiroso, este pisca sem parar, nunca encara o outro diretamente nos olhos, é olhar fingido, fugidio, escapista.
     Olhar de fome e miséria, é triste sem vida, desconsolado, pedinte, suplicante, de angústia, aflito...
     Olhar do avarento, de esquiva,  fuga, pressa para esconder ou ganhar mais, olhar de fuinha.
     Olhar pedinte, é aquele de suplica, meio inspirador, passivo ou ativo, fixo e determinado, sabe o quer, não muda o foco.
     Olhar de vitória e fé, olhar brilhante de esperança, olhar expressivo, que acredita, que busca, que luta, faz projeto, acredita em si mesmo. 
Como seres humanos podemos apresentar muitos destes sorrisos.
     E QUE DEUS NOS ABENÇOE, GUARDE E ILUMINE SEMPRE, PARA QUE POSSAMOS LEVAR A PAZ E A ALEGRIA A CADA CORAÇÃO.
 

 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 03/09/2018
Alterado em 31/05/2019
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.