" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


NÃO É CRÔNICA, APENAS UM RESUMO DE OUTRA OBRA, DO SITE SIGNIFICADOS .COM
RESUMO: FORMAS DE GOVERNO- 02

 FORMAS DE GOVERNOS
Democracia: Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.A palavra democracia tem origem no  grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

PARLAMENTARISMO:
Parlamentarismo é um tipo de regime político ou governo caracterizado por possuir um gabinete de ministros, que forma o parlamento. Todos os projetos, leis e demais decisões do governo estão submetidos a votação desse parlamento, em um sistema parlamentarista.

Em uma República Parlamentarista, o presidente da república é o responsável pela nação, enquanto que o controle do governo fica a cargo do primeiro-ministro, como é o caso de Portugal, por exemplo.
 
Parlamentarismo e Presidencialismo
Um regime parlamentarista tem todo o poder concentrado no Parlamento. Os membros de um parlamento puro podem dissolver o governo executivo, se este discordar das decisões dos parlamentares.  O sistema parlamentarista pode ser usado tanto em monarquias como em repúblicas. Neste modelo, o chefe de Estado (rei ou presidente) não possui responsabilidades políticas. Este cargo é ocupado por um premier ou Primeiro-Ministro, que é indicado pelo chefe de Estado, por voto de confiança. O parlamentarismo é um regime de governo adotado pela Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Canadá, Holanda, Portugal, entre outros países.

PRESIDENCIALISMO:
Já o presidencialismo é um modelo político que só pode ser aplicado em repúblicas. Ao contrário do parlamentarismo, aqui o chefe de Estado (o presidente da Nação) tem total responsabilidade e atribuições políticas. O presidente é eleito pela população do país, através de voto direto ou indireto (no caso do Brasil, o voto é direto e obrigatório). O chefe de Estado fica no poder durante um tempo determinado, definido na Constituição do país.

 
 
MAXISMO:
O marxismo se coloca como uma teoria voltada para a ação. Suas perspectivas se articulam de forma a criticar o sistema econômico desde o ponto de vista do trabalhador e indicando a necessidade de melhoria das condições de vida dos trabalhadores, que geralmente são a maior parte da população.

FACISMO:
Que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador


LIBERALISMO:
O liberalismo se constituiu na ideologia predominante na sociedade ocidental no século XIX, que preconizava a libertação do homem de todas as formas de coerção e opressão consideradas injustas, a elevação e utilização do valor da pessoa humana para os benefícios próprios e o da sociedade.

SOCIALISMO:
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.


CAPITALISMO:
O capitalismo é um sistema econômico e social, onde o principal objetivo visa o lucro e a acumulação de riquezas, por meio dos meios de produção. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.

 

COMUNISMO:
Comunismo é uma doutrina social, segundo a qual se pode e deve "restabelecer" o que se chama "estado natural", em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada. Nos séculos XIX e XX, o termo foi usado para qualificar um movimento político.
Esta palavra tem origem no latim comunis, que significa comum.
 
Comunismo e socialismo
Muitas vezes as expressões comunismo e socialismo são usadas como sinônimos, o que não é correto. No entanto, os dois conceitos representam ideologias com algumas semelhanças, pois representam uma forma de protesto ou uma alternativa ao capitalismo. Muitos autores a favor do comunismo descrevem o socialismo como uma etapa para se chegar ao comunismo, que organizaria a sociedade de forma diferente, eliminando as classes sociais e extinguindo o Estado opressor.

DITADURA MILITAR:
Neste período, também conhecido como a “Quinta República Brasileira”, o país presenciou a ausência dos princípios básicos da democracia, além da massiva censura e perseguição política. Vários direitos constitucionais foram violados durante a ditadura militar brasileira e inúmeras pessoas que se posicionavam


TOTALITARISMO:
Totalitarismo ou regime totalitário é um sistema político baseado em uma ideologia que coloca o líder de uma nação como controlador absoluto dos direitos dos cidadãos, em suposto benefício geral do país. O líder totalitário pode ser uma pessoa, um grupo ou um partido. O governo totalitário exerce total controle sobre os meios de comunicação e, em geral, elimina as escolas particulares, forçando as escolas públicas a ensinar de acordo com as linhas do partido.


Diferença entre Autoritarismo e Totalitarismo
O autoritarismo, ao contrário do totalitarismo, que se apresenta como uma experiência política extremista, consiste na ênfase da autoridade do Estado em uma República ou União. O governo autoritário, assim como o regime totalitário, abusa do poder para controlar ao máximo o país. Porém, este controle está nas mãos de um grupo de legisladores e não focado em apenas uma figura governante, como no totalitarismo.

Social democracia
Social democracia é a designação de partidos e correntes políticas com tendências marxistas e que surgiram antes da I Guerra Mundial. Este tipo de ideologia política tem como fundamento o marxismo e princípios como igualdade e justiça social, solidariedade e liberdade. A social democracia propunha uma mudança da sociedade capitalista, através de métodos graduais e nunca revolucionários, de acordo com normas do sistema parlamentar e democrático.

O que é Ditadura militar:
Ditadura militar é uma forma de governo cujos poderes políticos são controlados por militares. O significado de ditadura se refere a qualquer regime de governo em que todos os poderes estão sob autoridade de um indivíduo ou de um grupo. No caso de uma ditadura formada por militares, estes chegam ao poder quase sempre através de um golpe de Estado.

O que é Golpe de Estado:
Golpe de   Estado é derrubar ilegalmente um governo constitucionalmente legítimo. Os golpes de estado podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria, embora este tipo de ações normalmente só triunfa quando tem apoio popular.
 
__________________________________________
CADA PARTIDO POLÍTICO TEM A SUA IDEOLOGIA, VALE TAMBÉM ESTUDAR CADA IDEOLOGIA, PARA VER EM QUAL PREFERIMOS QUE O BRASIL SEJA GOVERNADO.
___________________________________________
MUITO BELA INTERAÇÃO NA OBRA INTERIOR, QUE FICA MUTO MAIS BONITA AQUI NO RESUMO.  OBRIGADA MIL, QUERIDA FERNANDINHA
Recanto das Letras12:29 (Há 3 horas)

para mim

11/04/18 12:29 - Fernanda Xerez (Flor do Deserto)

**((MAIS UM DECANATO POÉTICO))**
Trago este decanato poético pra ti/
Peguei carona com um lindo colibri/
Em suas asas ele me trouxe aqui/
***
Este decanato não fala de política/
A situalção está cada vez mais crítica/
Eu tenho dificuldade em ser analítica/
***
Mas eu quero mesmo é te presentear/
Mais um Decanato poético apresentar/
E vamos juntas sempre nos alegrar!/

Beijos pra ti. Norminha1!

________________________________
A AMIZADE É A REALIDADE DO POETA

EM SEU DECANATO HÁ VERDADES
A POLÍTICA PRATICA INIMIZADE
QUANDO NÃO SE RESPEITA A LIBERDADE

CADA PESSOA TEM O SEU IDEAL
QUE NEM SABEMOS SE É LEGAL
MAS É UMA ESCOLHA PESSOAL

POLÍTICA É UM MAU NECESSÁRIO
MAS QUANTAS VEZES TÃO PRECÁRIO
SÃO OS FUNDAMENTOS TÃO OTÁRIOS

DE TANTO PRECONCEITO E  OPRESSÃO
(NORMA A S MORAES)



_____________________________________
Decanto Poético
3 tercetos rimados mais 1 verso livre
criação de estilo
Norma Aparecida Silveira de Moraes
____________________________________
Norma Aparecida Silveira Moraes e SIGNIFICADOS
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 11/04/2018
Alterado em 11/04/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.