" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               Vulnerabilidade da criança
     A criança que brinca inocente, em seu cantinho preferido, com candura sorrindo com doçura.
Seus gritinhos se fazem ouvir, pensa que já sabe tudo.
     É teimosa em certos momentos, ainda não tem a personalidade desenvolvida, e ainda com dois anos, fico observando o comportamento dos pais.
     Ainda nem começava a andar, e já a mandavam para o castigo, quando ela mexia em alguma coisa. Cresceu sem noção do certo e errado, por tanto castigo recebido. Sua tia, tio, avó, e até mãe, sempre colocando-a de castigo.
     Agora em seus dois aninhos, uma criança, sem noção. É esperta demais, mexe em tudo, mas não sabe respeitar, acostumou antes da hora com o condicionamento, a palavra castigo, que foi perdendo o valor, esta palavra.      Então começam a bater...uma criança de dois anos, no meio dos adultos. Só obedece o pai, que não bate, e fala, explicando o porque não pode mexer.
     Perto dos outros parentes é abusada e agressiva em alguns momentos, gritando também, imitando o que os adultos fazem com ela. Agora é que ela vai começar a perceber o que é certo e errado e porquê. Mas não adianta argumentar, a criança é vulnerável ao comportamentos dos adultos, que até projetam nela, suas raivas e decepções do dia a dia.
     Educar é, muito mais do que colocar uma criança de um aninho de castigo, é dar amor, e com amor e paciência ir explicando, tirando dela o perigo, a agressão.
     Sua personalidade está agora desenvolvendo, e ela vai levar agora, estes comportamentos para a vida toda. Castigar o outro, gritar, sem gentilizas. E por causa dos castigos embora peralta agora, vai ser uma criança tímida e sem segurança em si mesmo quando crescer.
     É preciso saber lidar com crianças antes dos dois anos, pois só depois disto é que vai clareando para ela, o certo e o errado. A criança é vulnerável até aos descontroles dos adultos. Precisa sim, ser guiada com amor e paciência, para crescer sadia e saber reconhecer o que é certo e errado. Ela precisa saber o porquê, do não, sem levar somente o não para a vida toda. É necessário conversar muito com a criança, guiando-a na direção certa, ter clareza na palavra sim, não e porquê. Não adianta bater e colocar de castigo sem explicação...A criança precisa aprender o que é estímulo e recompensa..
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 10/01/2018
Alterado em 10/01/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.