" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    Natal do mineiro matuto
     Lá da roça perto da casa de papai. Duas amigas, uma pobre a outra com mais posses, conversam antes do natal.
Marise e Marli
- Marise, o natá tá chegano, u que ocê vai fazê de cumida?
-Oia Marise, ieu tô pensando em matá uma leitoa prá mode assá ela nu forno de lenha, que tem no fundo du quintáu
-Pois ieu num sei o que vô fazê, diz Marise, só tem, uns franguin magrus nu galinheiro, vô fazê um cadinhu de docin de lete tumém
- Há sim diz Marl, se ocê, quisé quiabu aqui tem
-Tá bão, diz Marise, vô enche a cara de pinga inté o dia arvorar
-Poi ieu, quero dança´, cumer fruta, bebê vin, cumê, pesco, murango, umas manga, amexa...Vai vim uns parenti da cidadi, gente de trato fino, diz Marli
- Ocê tem posse e podi gastá, nóis ganhemo metade do du salári mínimo, num tem cumo gastá. Mais faiz bem ocêis. Parenti da cidade gosta da cumida da roça, prá eles tudu é diferente, novidadi, diz Marise.
-Oia Marisi, tem qui isperá dá meia note, eles diz que é prá mode mininu Jesuis abençua a vida.
-Ieu num ispero não, amiga Marli, isto é coisa de gente fresca da cidadi, trabaio o dia intero, tá sem perigu que fico sem drumi, si vier algum aqui em casa, vão é fica acordadu sozin, na cidade tem feras, aqui nóis trabaia o anu intero num tem esta tál de fera não.
-Tá bão intão. Inté adespois do natá intão, qui Jesuis abençoa o pobri tamém. Adespois vou trazê arguma coisa qui sobrá prá oceis, sempri sobra munta coisa, macarronada, perní, farofa, arrois, tutu, vou manda um bocadin prá mode alegrá o natá dôceis.
- Bigadu Marli, que Jesuis armenta sua vida, é bão que oceis dá as sobra prá nóis mais pobris. As veize tenhu é vontade di chorá no Natá, num é face ser pobri, mais Jesuis ainda nus dá saúde prá mode trabaiá.
-É pur isso mêmo qui façu muita coisa sobrano, para nóis ter muita fartura qui seja no natá. Diz Marli, para mode Deus abençuá tudo nóis. E gostu de mandá para pelo menus uma famia pobri, um bucadin de cumida da ceia, prá mode alegrá. Si cada um qui tem mais ajudá uma famia pobri, nun vai tê Natá tristi não. 


QUE JESUS ABENÇOA O NATAL DE TODOS, DO RICO E DO POBRE, DO INTELECTUAL, DO MATUTO, DO SÁBIO E DE TODA GENTE. PARA DEUS NÃO HÁ POBRE OU RICO, ELE VE A BELEZA QUE HÁ EM CADA ALMA. ELE NÃO ESCOLHE ESTA OU AQUELA RELIGIÃO, ELE LÊ CADA ALMA.
 Se cada um que tem um pouco mais puder doar alguma coisa para deixar o Natal de alguém mais feliz, será maravilhoso. Um Natal vazio e sem nada é muito triste, e dói muito, a alma humana tem necessidade de comemorar, festejar, pois são estas pequenas coisas que dão motivaçao e reflexão na vida.
Há luzes na cidade, e que haja luz em cada coração, um Natal de verdade em cada coração.
FELIZ E ABENÇOADO NATAL A TODOS.
_______________________________

Conheço pessoalmente estas duas persoagens, e enquanto escrevi, me vi com tanta saudades delas, principalmente a Marise...
Eta saudade de Minas, chega o natal e vem com ele a saudades de minhas raízes...do povo mineriro, de meus pais.
 
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/12/2017
Alterado em 21/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.