" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          NATAL É TEMPO DE CHORAR, EMOCIONAR.
 
     A uma das datas mais tristes ou mais triste do ano é o Natal.
     Não sei se em todas as pessoas, mas me dá uma tremenda melancolia, embora eu faça de tudo para levar embora esta nuvem que paira em cima da minha cabeça. Talvez seja mesmo trauma, pois meus natais eram tristes, eu via minhas amigas ganhando bonecas da Estrela, fogãozinho, velocípede, bicicleta, roupas novas para o final de ano, e eu e meu irmãozinhos, sem nada, nem um consolo. Eu já estava odiando este tal de Papai Noel, que só trazia presentes para ricos, nem mesmo um pacotinho de balas nós ganhávamos. E também porque perdi um avô que gostava muito no natal, ele gostava da casa cheia, e dava nem que seja muitas balas para todos.
     Bom, para consolar ás vezes ganhávamos roupas usadas, que era show de alegria.
     A criança pobre sofre demais, sem a festa, sem as guloseimas e presentes. Mas é por causa da ilusão que se cria, a mídia cheia de comerciais, o Papai Noel entregando presentes. Quando me casei pela primeira vez, eu dava nem que seja um carrinho, por mais simples que fosse para os meninos e uma bonequinha para minha filha. Como eu lecionava e tinha nem que seja meio salário , mínimo de salário, comprava tecidos e eu mesma fazia roupinhas para meus três filhos, inventava alguma coisa para quebrar a rotina, ia para casa de minha sogra ou meu pais e irmãos vinham para minha casa. Fazia um almoço gostoso, fazia pacotinhos com balas, bombons, e algum brinquedinho para meus irmãozinhos menores. Dava qualquer coisa para os outros, canetas, lápis, bibelôs, alguma coisinha eu encontrava, para os adultos nem seja uma xícara com enfeites de Natal. Eu não era rica, embora meu esposo fosse filho de fazendeiro, mas meu salário de dezembro era sagrado, para o Natal. Minha mãe fazia novena conosco, depois da novena sempre um café, com bolos, biscoitos de polvilho, broinhas mineiras, gelatinas, algumas guloseimas, então o natal foi ficando um pouco mais farto e mais alegre e festivo, mas o nó na garganta nunca consegui tirar.
     Aquela angústia de saber que muitas crianças não tem Natal. Natal para mim significa também saudades, muitas saudades, dos irmãos, de meus pais que estão em Minas, creio que eles também ficam tristes quando não vai nenhum filho para lá nas férias. Minha mãe se consola com as atividades da igreja.
     Comprei presentes para todos, lembrancinhas, para não passar batido, meus filhos virão almoçar conosco no dia 25. Tenho uma coleção de presépio que já montei, amo a sagrada família junta, são meus arquétipos, os  que me dão força e alento para tudo, esta família, Mestres Cósmicos, em volta coloco meus Arcanjos e luzes coloridas...
     Que toda criança receba um presente neste Natal, que encontre na comunidade alguém que faça Natal para eles, já escolhi um envelope numa árvore de um supermercado e uma criança vai ganhar o meu, pelo menos uma. Se cada um puder dar alguma coisa para uma criança, já ajuda um pouco...
     Aqui em casa nós fazemos uma cestinha, com um doce de pêssego, uma lata de creme de leite, uma caixa de bombom, um atum, e uma maionese. Não é muito mas vai alegrar um pouco os garis que recolhem o lixo, o carteiro, o fornecedor de gás, o que faz leitura da água e da energia elétrica e a senhora que faz limpeza aqui de quinze em quinze dias.
     Colaboramos também com alguns produtos para cestas básicas, que muitos pedem, e já sabem que a gente sempre dá alguma coisa, para que o mais pobre pessoa ter um pouco de fartura, nem que seja nesta data. Pelo menos meu décimo terceiro serva para isto...tentar amenizar a tristeza do natal. Selamos com orações, que é muito importante para encher nossas casas de harmonia e proteção Cósmica. Pedimos pelos doentes, pela Paz Mundial, pelos desempregados, fazemos pedidos das coisas que queremos realizar, abrimos as cartinha do ano que está passando, para agradecer tudo o que conseguimos, etc. enfim, tentamos fazer um Natal de luz e fé. E Fim Feliz Natal a todos.

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.