" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


     DESTRUIÇÃO DA AMAZONIA, O PULMÃO DO PLANETA

     Ontem assisti no canal Discovery, um documentário incrível sobre as articulações dos madeireiros para cortar árvores nobres como a castanha e mogno na Amazônia.
     Tudo começou mais rapidamente com a criação da rodovia transamazônica, onde nos anos setenta o governo criou e tinha interesse da exploração da mata. Muitas pessoas foram recrutadas para povoar as margens da estrada trazendo o progresso para aquela área. O interesse do governo era a plantação de arroz, milho, feijão, enfim alimentos. Um dos moradores antigos, criador de gados agora, conta que o governo não ajudou em nada, e a terra é fraca para plantio, outros começaram a cortar madeiras nobres para vender, e ainda outros locais que eram do interesse do governo foram explorados os minérios como ouro, até a região ficar completamente morta pois até a água secou.
     Muitos fazendeiros tem seus pistoleiros que matam qualquer pessoa indesejável que atravessam seus caminhos, sejam ativistas, outros madeireiros, etc. Muitos ativistas morreram tentando parar o desmatamento, madeireiros fincaram suas tendas e a exploração e tomada de terras dos mais pobres para pastagens é a realidade da floresta.
     No documentário o repórter faz toda investigação e, vai também aonde há algumas tribos. Um pajé, conta que seu povo foi expulsado de suas terras para exploração de minérios, eles tentaram resistir mas muitos morreram no combate. Conta que não há proteção nenhuma por parte do governo, e lutam pela preservação da Amazônia, tentando expulsar pequenos madeireiros que tentam cortar árvores aonde eles estão habitando agora.
     Na fronteira do Peru é muito fácil entrar, e o país também compra muitas madeiras de pequenos cortadores. Eles cortam mognos e castanheiras de até 300 anos de existências, as mais grossas e de até 50 metros de comprimento. As madeiras são vendidas para fábricas de móveis do Brasil também, há grandes fazendas madeireiras também na região. Há uma luta geral entre a exploração e a preservação.
     Com o desmatamento muitos canais de rios estão secando, milhares de nascentes sendo mortas, assim o pulmão do planeta, a maior reserva de água doce, aos poucos está diminuindo, chegará um dia que muitos rios nobres e grandes secarão, pois no lado do Peru também há grande exploração da Amazônia. Há muitas grandes minas de minérios como ouro, prata entre pedras preciosas, aonde tribos eram guardiãs, mas atualmente o governo já assinou convênios com muitas exploradoras, diminuindo ainda mais as áreas habitadas por índios.
      Os índios exploram somente o que é renovável como peixes, e plantam muita coisa em seus próprios espaços preservando árvores velhas e nobres. Não há exploração de madeiras nobres  por conta deles que amam a natureza e sabem bem da necessidade dela existir para existência humana também. Esta adoração a natureza e esta adoração é passada de geração a geração. A natureza é a melhor amiga do ser humano e de todo ser vivente. Com o desmatamento, há perdas de recursos hídricos, lençóis de água que ficam mais vulneráveis secando muitas nascentes que formam os rios e todo sistema hídrico.
Na Amazônia há muita riqueza além de pedras preciosas e madeira, há também plantas medicinais, seringueiras. palmeiras, etc. Nossa bela floresta tropical, é o pulmão do planeta...
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/11/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.