" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          CUIDADOR DE IDOSO COM DEMENCIA SENIL
 O Mal de Alzheimer é muito confundida com a demência senil, e a demência senil num idoso que já tem a personalidade muito forte e dominador não é fácil para o cuidador.
     Nós ajudamos cuidar de minha sogra, que até o médico tem dúvida se é Mal de Alzheimer ou a demência, pois faz uns anos que ela está assim, e quando é mal de Alzheimer dizem que os sintomas vão piorando a cada dia que passa, deixando a pessoa sem ação, fazendo até as necessidades na fralda, dificuldade para comer, não se lembra de tomar banho, etc. Neste caso, minha sogra lembra de muita coisa, é muito vaidosa, muito higiênica, gosta de fazer alguma coisinha, como lavar alguma louça, varrer o quintal. O problema é que a família tirou dela muito cedo o direito de ser um pouco independente.
     Quando ela quer ir na casa dela, pois passa alguns momentos do dia em sua casa, na outra rua, a semana inteira, ela gosta até lavar algumas peças de roupas e não gosta de ver nada sujo, por isto creio que o problema dela possa ser mais da demência e esquecimento, se estiver estressada, aí sim surta e esquece de quase tudo, mas reclama, xinga, e não deixa nada barato.
     Quando deseja uma coisa, pede o dia inteiro aquela coisa, muitas vezes nos vencendo pelo cansaço, quando não podemos satisfazer a vontade dela, aí o tempo fecha mesmo, e ela pede sem parar. Ela gosta de ligar o dia todo para um e para outro. O que percebo, é que ela quer a atenção dos entes queridos o tempo todo, ela não descansa de dia, tem muita energia, e se deixar anda o dia todo. Adora passear na casa dos parentes, andar de carro, no parque. Mas sempre sem parar, não tem paciência para parar. Está sempre agitada, para andar, quer tudo na hora certinha, sem atrasar nada, como ela quer.
     É muito cansativo para nós cuidadores, pois há momentos que ficamos sem energia de tudo, eu pelo menos, não sei se é por causa de tanto remédios que tomo, inclusive antidepressivo, muitas vezes acho que não vou aguentar, que cheguei no meu limite, ela faz pressão o dia todo. Os filhos acostumaram a mimar demais, e fazer todas as vontades, só que ela não tem limite, é muito cansativa.
     Só peço a Deus para aguentar levar adiante este missão, e ainda cuidar de meu esposo, que não tem muita saúde, e exige tudo do jeito dele, então são duas pessoas. Quando damos conta do recado, agradece sem parar, mas batem na mesma tecla até conseguirem o que desejam.
     Muitas vezes acho, que pessoas assim tem mais saúde, pois exigem, tem mais energia, apesar do labirintite de vez em quando. A gente se preocupa demais, vive olhando o relógio para dar conta de tudo no horário certo, e vem o estresse, as dores de cabeça, e as tremedeiras. Na minha semana, que ela, fica, aqui, não tenho cabeça para nada, só penso em fazer tudo da melhor maneira, mas que cansa isto cansa. Só que cuida sabe, pois mesmo ela estando na casa de uma das minhas duas cunhadas, ela liga o dia inteiro, vem aqui, reclama de tudo...
     As vezes penso que ela vai durar uns cem anos ou mais, e alguns de nós é que não vamos aguentar o arrojão, está todo mundo ficando doentes, com depressão, estresse, e com tonteiras. 

     SÓ O AMOR, PODE DAR FORÇAS PARA SEGUIR EM FRENTE...E MUITA PACIÊNCIA...O PIOR DE TUDO É QUE ELA NÃO GOSTA NEM DE TV, NADA AGRADA, SÓ FICA BEM QUANDO ESTAMOS FAZENDO SEUS GOSTOS...SERÁ QUE TODO IDOSO É ASSIM, MEU PAI TEM O GÊNIO FORTE MAS É INDEPENDENTE, MINHA MÃE BEM HUMILDE, EMBORA SEJA EXIGENTE COM AS COISAS DELA. MAS IGUAL MINHA SOGRINA ACHO QUE NÃO HÁ NINGUÉM...NEM AS FILHAS ESTÁ AGUENTANDO, ELA ANDA O DIA TODO, NÃO TEM PROBLEMAS MOTORES, TEMOS CUIDADO POR MEDO QUE ELA CAIA E QUEBRE ALGUM OSSO, ELA LEVANTA SOZINHA, NO MOMENTO É NORMAL, EMBORA MEIO ESQUECIDA...NÃO TEM PROBLEMA DE HIPERTENSÃO, DIABETE, SÓ DE VEZ EM QUANDO REFLUXO... DE SAÚDE ESTÁ MELHOR QUE AS FILHAS, O PROBLEMA E A CABEÇA E O GÊNIO DE NÃO TER PACIÊNCIA... LOUVAMOS AINDA A DEUS POE ELA TER SAÚDE. KKKKK...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 25/11/2017
Alterado em 25/11/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.