" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          OSPB E MORAL E CÍVICA
     Leitor AMIGO, creio que a maioria de vocês se lembram bem destas duas matérias quando estudavam.
Hoje em dia se fala muito em educação, mas tiraram duas matérias que ajudavam muito aos alunos e professores.
OSPB significa Organização Social Política Brasileira, que dava um pouco a dimensão da política e ética na mesma. O aluno crescia tendo um visão melhor, se bem que se fosse hoje não haveria tanta corrupção. A matéria era mais séria e ser político era uma coisa “quase sagrada”.
     A matéria Moral e Cívica, nos ensinava sobre todos os deveres e direitos dos cidadãos. Havia mais seriedade por parte do cidadão, que também sabia dos deveres, a sociedade era mais respeitável. Dirão alguns que havia também menos liberdade de pensamento e censura. Mas então, seria questão de sermos livres, mas com responsabilidade, pois a liberdade em qualquer tempo há responsabilidade, pois ninguém é totalmente livre, temos muitas regras para seguir vivendo em sociedade.
     Deveria ter ainda pelo menos uma desta matéria, para preparar melhor a base da cidadania, desde idade mais nova. Seria bom para professores e alunos, talvez houvesse um pouco mais de respeito entre alguns seres humanos, que na verdade, só pensam que suas vontades devem ser respeitadas, quando na verdade, há tantos “deveres” na vida da gente, embora não seja tão comentado mais.
     Para ser um bom cidadão muitas regras são cumpridas, embora não mais mencionadas. Deveria voltar pelo menos a Moral e Cívica, nas grades curriculares, que ajuda e muito com certeza na educação e formação de cidadãos. Hoje não há base, as crianças são educadas sem saber o porquê das coisas, e tudo tem que ter o porquê, para ser melhor cumprido e se viver melhor, com qualidade de vida e bem estar.
      AFINAL SOMOS CRIADOS PARA SERMOS CIDADÃOS DO MUNDO E ISSO REQUER RESPONSABILIDADE, nos papéis que representamos em nossas vivências. Na ética da vida, mais amor, respeito e consideração.
__________________________________
bela e bem vinda interação

 
ospb moral e civica15:46 (Há 19 horas)
para mim

0/10/17 15:46 - ChicoMesquita

Com esta tal liberdade,/
Me sinto atrás das grades,/
Perdi doce felicidade,/
Na calçada todas as tardes.

Parabéns pela relevante crônica, abraços fraternos!!!

***

Jorge martins via Recanto das Letras17:52 (Há 22 horas)

para mim

Assunto: OSPB e Moral e Cívica - Quem se lembra?
Nome: jorge martins


Mensagem:

Querida Psicóloga e Poetisa Norma Aparecida.

     Li com muita atenção sua crônica “OSPB e Moral e Cívica – Quem se lembra?”.

     “A palavra LIBERDADE lembra-me DIREITOS. A palavra RESPONSABILIDADE lembra-me DEVERES”.

     Li também os vários comentários, porém citarei apenas os dois que considerei os “mais curiosos”.

     1º - Dartagnon Ferraz – Recife – Pernambuco – Não consta a idade e o perfil não está disponível.
     Escreveu ele: - A culpa é da CIA...

     2º - Chico Mesquita – Fortaleza – Ceará – 68 anos – Militar Reformado da Força Aérea Brasileira (FAB).
     Escreveu ele: - Com esta tal LIBERDADE/Me sinto atrás das GRADES/Perdi a DOCE FELICIDADE/Na CALÇADA todas as TARDES...

     Fico com a opinião do segundo. Ponto final.

     Os BEIJA-FLORES mandam-lhe milhões de FLORES.

     Aracaju, Sergipe, sábado, 04 de novembro de 2017


     Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.
-------------------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi enviada através do seu link de contato no Recanto das Letras.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 30/10/2017
Alterado em 05/11/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.