" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


     MEU PROFESSOR AMIGO INESQUECÍVEL...PROFESSOR NÃO É ROBÔ
     Dizem com propriedade que a função do professor é só passar conhecimentos e não de ser educador.
     Pois eu discordo em alguns pontos, porque minha família que vem de muitos professores, inclusive minha mãe e eu também lecionava antes de vir para São Paulo, enquanto morava em Minas. Creio que a função do professor é muito complexa, não é só educador didádico, ele forma opiniões, é preciso ter uma cabeça boa e didática também. Principalmente na alfabetização, é preciso ter empatia, o professor é importante demais em nossas vidas, e o trauma é muito grande também quando temos maus professores, aqueles que estão lá só pelo dinheiro. 
     Quando o professor sofre o aluno sofre também. O professor educa também a base vem de casa, mas é na escola que a criança acaba aprendendo tudo. O professor precisa sim ter postura e ética, muitas vezes ele é o único amigo da criança, aquela referência de adulto fora de casa, já que hoje a mãe também trabalha fora, e a criança passa mais tempo na escola do que em casa junto aos pais, quando estão acordadas.
     O professor é amigo, nas relações sociais, representando  papéis que afetarão outros seres humanos de alguma maneira. Minha mãe se aposentou como professora, tenho irmã, sobrinhas, já fui também quando lecionava em Minas aonde eu vivia. Meus alunos eram tão pobres, que muitas vezes eu recolhia roupas usadas de outras crianças para doar, para que eles pudessem vir a escola. Alfabetiza é maravilhoso, é árduo, precisamos ter uma cabeça muito boa, não considero o professor como qualquer um, ele é para o aluno, pelo menos na infância, pessoas marcantes, até heróis, e muitas vezes as crianças os imitam em casa.
     Alfabetizar uma criança é diferente de dar aula de uma outra matéria, aquele que está de passagem. Nós temos professores a vida inteira, desde que nós resolvemos aprender um ofício, uma profissão, e há professores maravilhosos que ficam em nossas memórias e outros também que deixam marcas muito ruins, até em adultos.
      Que Deus proteja o PROFESSOR, com muita saúde, didática e empatia, pois eles lidam muito diretamente com outros seres humanos, principalmente crianças bem pequenas. O professor é na verdade um ser imparcial, pois não pode escolher um aluno e rotular ou ter preconceito de outro porque é mais feinho, mais pobre, tem o QI mais baixo.
      O professor é um arquétipo muito importante na vida do aluno, ele é referencial e acaba ajudando a educar quando pode também reforçar, a uma criança dizer obrigado, com licença, ser mais fraternal, pedir perdão, ensinar a paz.
     Mas infelizmente tem aquele professor robotizado, que entra na sala de aula e mal cumprimenta os alunos, que não tem didática, que não gosta de seres humanos, que está no lugar errado, usando o local acadêmico apenas como meio de sobrevivência, porque tem férias duas vezes no ano, que pode descontar no outro a suas neuroses, etc.
     O professor é gente como a gente, que tem sentimentos, que passa sua bondade, dando exemplos de dignidade, e aprendemos muito com o professor, quando admiramos queremos aprender ainda mais, quando ele passa apenas tirania, a matéria passa a ser pesada.
      O ambiente escolar proporciona uma boa aprendizagem e ajuda a construir a personalidade do indivíduo, lembrando que crianças imitam os adultos.
     Que DEUS ABENÇOA E PROTEJA TODO PROFESSOR QUE COM SUA BONDADE, ÉTICA E EMPATIA, AJUDA FORMAR CIDADÃOS DO FUTUTO. É AONDE VAMOS PROJETAMOS O QUE SOMOS NA REALIDADE. UM BOM PROFESSOR VALE POR DEZ.
     Finalizo lembrando a professora de Janaúba que tentou salvar suas crianças e morreu junto com muitas.
     Ser professor é uma missão muito digna e importante, não apenas um robô, principalmente quando lida com crianças. PROFESSOR VOCÊ VALE MUITO. 

ELE MUITAS VEZES É A TEMPERANÇA DA SOCIEDADE, A ESPERANÇA, A SABEDORIA, UM PORTO SEGURO TAMBÉM, PROFESSOR SOFRE, CHORA COM O ALUNO QUE SOFRE, REMEDIA, PACIFICA... PROFESSOR É TUDO...
________________________________
Obs: Só parei de lecionar porque ganhava 60% do salário mínimo e não estava dando para sustentar meus três filhos pequenos e pagar aluguel. Lecionava na zona rural da cidade de Aracitaba MG, para três classes aos mesmo tempo, Três lousas, bem corrido, mas dava para levar, tenho dois irmãos que estudaram comigo, eu alfabetizava com a maravilhosa cartilha Caminho Suave, acho que nem existe mais. Meus alunos eram pobres demais, carentes de tudo, de amor amor também.  Gostava de brincar com todos no recreio, ensinava roda, pular corda, queimada, passar anel e muito mais. Interagia o tempo todo com meus 30 aluninhos. Até hoje tenho contato com vários deles, que já são pais de família.
SAUDADES!!! HOJE É DIA DE SAUDADES...

______________________________________
OBS: Ficou entre os 100 batutas do recanto
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 14/10/2017
Alterado em 18/10/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.