" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               Demência senil
     A senhorinha Elza tem toda saúde em seus 88 anos, mas sofre de demência senil.
     A demência senil, é terrível, o ego fica centrado em si mesmo, ela a senhora Elza, atormenta as pessoas de seu convívio, manda, desmanda, enfrenta, confronta, provoca, mente, desmente, abraça, seduz, faz manha. Em sua ansiedade demente, anda o dia inteiro é incansável, as pessoas precisam servi-la o dia inteiro, caso contrário ela deita, fala que está doente, com tonteira, dor nas pernas, nos olhos.
      Esta é a vida dela, deixa todo mundo louco, porque ela vive entre pessoas que a ama, e faz de tudo para vê-la sempre alegre. Mas muitas vezes os parentes não dão conta, e muitos vão ficando doentes e com estresse com o passar do tempo.

     A senhora Elza é o terror da família, é esperta demais, ninguém consegue enganá-la, pois toma bem conta de sua casa, seu dinheiro, e tem muito apego a tudo que é seu. Se a levam para passear ela quer voltar logo, se não leva chora dizendo que ninguém gosta dela, que ninguém gosta de sair com ela, resumindo, o mundo dela é reclamar o dia todo e ter todos sobre o seu comando. E fala com todas as letras que todos devem obediência a ela, porque ela é mais velha que todos.
     Em sua demência, não tem paciência com nada, mas se tem uma coisa que ela aprecia demais, é quando ela fala que está morrendo, e todos correm para casa dela. Ela ama ter os filhos todos em volta dela, é como se eles não tivessem crescidos e com famílias também. Ela fica cada semana com um dos filhos, para que os outros descansem um pouco, mas como mora bem pertinho, liga o dia inteiro, vai e volta, ama andar com a sua cuidadora, que mal se aguenta de pé.
      É forte a dona Elza, não é mulher de ficar na cama não, salvo, quando alguém contraria, aí sim, ela corre para cama e simula alguma coisa, para ver em volta de si todos os filhos, e assim a vida vai correndo, apesar da idade, tem saúde, qualidade de vida, mas os filhos, sim, os filhos noras e genros, estaõ cada dia mais estressados e com a pressão alta. A da dona Elza, não sai do 13/8...
     Envelhecer tem dessas coisas também...demência senil. E ela é feliz assim, dá risada, quando está no comando, mas se algo não sai como ela quer, aí a confusão é na certa, chora, xinga, esperneia, o povo que tome tento e obedeça a "doce velhinha". ELA SÓ QUER SER FELIZ, É BELA, VAIDOSA, E ESTÁ NO COMANDO...PARA ELA ESTÁ TUDO BEM, ELA É AMADA, É O QUE IMPORTA. Ninguém abre mão da dona Elza, e todos se desdobram para cuidar dela...de sua vida e bem estar.


imagens google
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 25/09/2017
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.