" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO ENSINO PUBLICO
 
     O assunto do Supremo Tribunal Federal hoje é sobre se continua ou não ensinar religião as nas escolas. Está ficando muito difícil ensinar religião por causa das tantas religiões professadas hoje no Brasil, além da Católica, muitas Protestantes Evangélicas, Muçulmanas do Brasil, Espíritas, Afro descendentes, Budistas entre outras. Muitas crianças podem ficar constrangidas, se o educador primar por um modelo, deixando excluídos aqueles que tem os pais em outra religião.
     A liberdade religiosa deve ser obedecida, e as aulas facultativas, coisas que nem todos professores o fazem, coagindo ou punindo a criança com falta. É preciso saber e ter muito cuidado hoje para se ensinar a religião no âmbito escolar. Um professor representante de determinadas religião não pode coagir a criança. O nosso estado é um estado laico, mas não se impondo qualquer tipo de dogma, e credo, concluindo então que está ficando cada vez mais difícil ensinar a religião nas escolas.
     Antigamente a Igreja Católica era predominantemente no Brasil, mas agora, são várias, portanto fica-se mais difícil o ensino religioso nas escolas. Por um lado, a criança não vai mais saber sobre a existência de Deus, a não ser no seio da família e seu seguimento, mas por outro vai poupar a criança de constrangimento, pelo caráter próprio missionário que a religião tem, devendo assim se respeitar o direito de cada família escolher sua religiões e seguir pelos caminhos escolhido. Muitas religiões são dogmáticas, doutrinárias e até pregando o preconceito entre a escolha das pessoas.
     A maioria da religiões discriminam outras religiões e as pessoas que não possuem religião, fazendo muitas crianças passarem por constrangimento. Como por exemplo, muitos tem ódio aos ateus, ao agnósticos, como se eles não fossem gente ou mesmo como se eles não tivessem almas. Imagine o que a criança filho destas pessoas não enfrentariam nas escolas. Crianças sem religião são crianças também filhos de cidadãos de bem, como qualquer um que tem religião. Ter ou não religião não prova o bom caráter de ninguém. SEPARAR CRIANÇAS DE OUTRAS CRIANÇAS, SEMEANDO O PRECONCEITO, POR TER CERTA RELIGIÃO OU NÃO TER NENHUMA, NAO É UMA SOLUÇÃO BOA. E depois muitas famílias não aceitam que seus filhos conheça outras religiões...

Deveria voltar as aulas de OSPB, Moral e Cívica, ensinar a ètica, ter aulas de Filosofia, Paicologia, Sociologia...A religião já é bem ensinada em suas igrejas, mais um motivo para a criança sofrer constrangimento, ela já sabe separar e não escolher.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 30/08/2017
Alterado em 30/08/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.