" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                     Dinâmicas de grupo E TERAPIA DE GRUPO????

     Acabei de ler uma crônica muito interessante da nossa querida poetisa Ana Bauline, sobre dinâmica de grupos e deixo aqui um recadinho sobre a minha opinião e conhecimento,
     Ela contou que participou de dinâmicas de grupos que fazia com o participante expusesse problemas pessoais, na empresa aonde trabalhava.
     É muita falta de ética expor pessoas a falarem de problemas ou vida pessoal em dinâmicas de grupos que não seja a Terapia de Grupo, muito diferente de dinâmicas para interagir equipes, para memorização, estímulo, etc.
     A dinâmica em empresas e escolas visam outro tipo de entendimento, e a vida pessoal não pode ficar exposta mesmo, e geralmente são feitas por gerentes, secretárias, pesquisadores de campo, professores, assistentes sociais, economistas, palestrantes, nas admissões de empresas, etc. Visam mais o conhecimento e apresentação uns aos outros e o aquecimento para a palestra, visa mostrar trabalhos em equipe, socorro, em igrejas, socialização, etc
     Na Dinâmicas de Grupo de Terapia Psicológica, há juramentos e ética, nada pode sair do grupo em questão pois trocam experiências na própria terapia, e as dinâmicas são feitas para alegrar, quebrar o gelo, ou trazer a tona alguns conteúdos específicos e típicos de uma Terapia em Grupo. E só podem ser feitas por PSICOLÓGOS, TERAPEUTAS OU PSIQUIATRAS. E esses grupos são de tratamentos psicoterpêuticos fixos, muitas vezes a terapia em si dura até meses com uma vez por semana. Há Terapias com casais, jovens, idosos etc.
     Você não é obrigado a se expor em dinâmica nenhuma dada por pessoas que muitas vezes nem sabem para que servem, dão apenas porque leu, achou interessante, participou, etc. Não é obrigado a se expor a nenhum constrangimento.
     Mesmo na Psicoterapia, não se pode expor as pessoas sobre coação nenhuma. Muitas dinâmicas são para autoconhecimento e desenvolvimento de alguma habilidade, para promover a alegria, visando até mesmo a curar a timidez e interação. Tudo feito com muita responsabilidade e ÉTICA.

____________________________

DOMINGO É DIA DO PSICOLOGO...O MAIOR PSICOLÓGO É JESUS, TENHO ESTE MARAVILHOSO LIVRO.
Algum dia em qualquer parte, em qualquer lugar indefectivelmente te encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga de tuas horas.
 

_Pablo Neruda_


Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 26/08/2017
Alterado em 26/08/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.