" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               27 DE AGOSTO DIA DO PSICÓLOGO
 
     Muita gente tem cisma e corre de psicólogos, não acreditam na psicologia.
     Mas lembrando que psicólogo não é somente para cuidar de problemas mentais, ele ajuda no autoconhecimento, questionamento ou apenas na escuta e compreensão quando é o caso especifico.
     A psicologia estuda o comportamento humano, a causa de seus traumas, manias, medos, perdas, sofrimento na doença, nas fatalidades, fobias, no esporte, trabalho, velhice, políticas públicas, ações sociais, hospitais, crianças, jovens, enfim a psicologia estuda e ajuda o ser humano em seu desenvolvimento como pessoa.
     O psicólogo verdadeiro tem empatia, e usa a escuta com toda atenção, ele acolhe a dor humana, ajudando a amenizar, com o diálogo e compreensão.
     Muitos acham que ser psicólogo é sair por aí julgando, criticando...Em algum momento quando ele presencia a violência, a maldade, a injustiça, ele pode intervir sim, mostrando a verdade, quando o outro faz tudo para semear a discórdia e mentira. O psicólogo não tem medo de dizer a verdade, nem fica por cima do muro, isto também depende da área que ele atua, da especialidade que escolhe, e depende também de sua ética como pessoa e psicólogo.
     O psicólogo é o amigo na travessia, na adaptação, ajudando nas escolhas, não coagindo, mas fazendo com que a pessoa possa se auto conhecer e fazer suas escolhas. Na psicologia há muitos testes que podem ajudar até a escolher uma profissão, entender seus medos, testes de QI, etc. O psicólogo é gente como todo mundo, a diferença ´que estudou cinco anos e tem respaldo naquilo que estudou, ele também sofre, chora, e tem problemas. Ele também busca a terapia quando precisa de um ouvido que o escute. Ele também tem suas preferencias, suas escolhas e dores. 
     O psicólogo busca entendimento do ser humano, tenta junto com o outro buscar uma luz no final do túnel, fazendo com que a própria pessoa encontre o seu rumo e escolha o seu objetivo de vida, ampara nos medos e sofrimentos. Ele estuda para entender a alma e o comportamento. Não é fácil entrar no sofrimento humano, pois o psicólogo também sente a dor do outro a empatia. O psicólogo pretende também combater preconceitos, levando o outro a procurar o próprio equilíbrio e verdade.
     HÁ VÁRIAS VERTENTES NA PSICOLOGIA, Comportamental e Cognitiva, Fenomenológia, Psicanálise, 
Psicologia Analítica, e tantas outras,  e a pessoa busca a que mais lhe convém, algumas cuidam mais do subjetivo, outras do comportamento em si, etc...

     MUITAS VEZES UM ÚNICO DESABAFO JÁ É A ABERTURA PARA A CURA, PARA ENCONTRAR O CAMINHO...
PESSOAS BEM RESOLVIDAS E SEM PROBLEMAS GRAVES NÃO PRECISAM MESMO DE PSICOLÓGOS, GRAÇAS A DEUS...
     FELIZ DIA DO PSICÓLOGO A TODOS QUE PROCURARAM ESTA PROFISSÃO TÃO DIFÍCIL, até sofrida, MAS TÃO ABENÇOADA.

_________________________________

Recanto das Letras15:22 (Há 11 minutos)
para mim

26/08/17 15:22 - André Zanarella

oi Norma.... parabens... ótima lição.. beijo...
=== >>>
Não é gostoso ficar sem ter o que fazer; o divertido é estar cheia de
obrigações e não fazer nada.
Mary Little





 

C Gustav Jung psicologia analitica, o psicológo e poeta da alma.
imagens Lino Bertrand, Curso de Jung na prática
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 26/08/2017
Alterado em 26/08/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.