" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


            A NOVA MODA AGORA É O COACHING
VEJA ABAIXO O QUE É E PARA QUE SERVE...TEXTO DO ESPECIALISTA PLÍNIO DE SOUSA- PARA VER MAIS SITE DO AUTOR

O que é Coaching ?
em BlogCoaching por Plínio de Souza  
4Likes
__________________________________________

O que é coaching?
O Coaching é um processo de transformação e aperfeiçoamento pessoal que possibilita a um indivíduo, ou a uma equipe, o desenvolvimento das mais variadas capacidades para que este possa alcançar rapidamente seus objetivos, sejam pessoais ou profissionais, em um curto espaço de tempo.
O Coaching investiga a estrutura do estado atual, e define com clareza o estado desejado.
A partir daí traça metas e desenvolve caminhos para que estas sejam atingidas o mais rapidamente possível.
Muitas pessoas têm dúvidas em relação àquilo que é possível trabalhar através do Coaching, por isso é importante esclarecer que esta metodologia não impõe nenhuma espécie de limitação em relação às metas e aos objetivos que o indivíduo deseja alcançar, que podem abranger as mais diversas áreas da vida pessoal ou profissional como, por exemplo, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento de uma capacidade específica (liderar, vender, falar em público, etc) o trabalho em equipe, a superação de um medo, fobia ou limitação ou qualquer outra questão.
“E se meu objetivo for ganhar mais dinheiro, ser mais autoconfiante, ou ainda conseguir uma promoção em meu trabalho, o Coaching pode me ajudar?”
A resposta é SIM. Qualquer que seja o objetivo a ser alcançado, ainda que este pareça algo distante e quase impossível, ele poderá ter avanços surpreendentes através do processo de Coaching.
No entanto, pelo fato dos objetivos das pessoas serem muito diferentes, e dizerem respeito a diferentes áreas da vida, atualmente o Coaching divide-se em diversos campos de atuação, como por exemplo: Coaching 
Pessoal, Coaching de Vida, Coaching de Negócios, Coaching Profissional, Coaching Executivo e Coaching de emagrecimento.
Benefícios do Coaching
O Coaching tem como principal objetivo desenvolver pessoas, levando-as rapidamente a resultados altamente positivos.
Além do alcance de metas, o processo pode proporcionar de acordo com as necessidades de cada indivíduo uma série de benefícios, como:
Aumenta e estimula o autoconhecimento
Desenvolve competências e potencializa o crescimento pessoal e profissional
Identificação e eliminação de bloqueios
Aumento da autoestima e da autoconfiança
Expansão do potencial criativo
Estímulo intelectual
Diminuição dos níveis de estresse
Maior clareza para definir metas e traçar objetivos
Maior discernimento e capacidade para tomada de decisões
Melhoria significativa nos relacionamentos interpessoais
Aumento na capacidade de gerenciar conflitos
Desenvolvimento da inteligência emocional
Melhora na comunicação e na capacidade de influenciar pessoas
Redução de resistência à mudanças
Satisfação pessoal e aumento no nível de determinação e vitalidade
Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional
Melhoria na qualidade de vida
Reparou como a formação em Coaching tem como objetivo potencializar e estimular o seu sucesso?
Por que fazer Coaching agora?
O Coaching proporciona mudanças rápidas, objetivas e que podem ser aplicadas em sua vida imediatamente.
Se você quer mudar e colher agora os benefícios destas mudanças o Coaching é para você.
Qual a competência ou habilidade que você precisa desenvolver AGORA para mudar a sua vida?
Ao invés de simplesmente tolerar e tentar contornar seus pontos fracos e adiar para sempre as mudanças que realmente farão uma grande diferença, inicie o seu processo.
Vantagens do Coaching
Coaching é equivalente a resultado. A maior vantagem do processo  é a agilidade com que ele ocorre e a rapidez dos resultados.
Portanto, o Coaching normalmente tem um ótimo custo benefício, já que as mudanças acontecem em tempo recorde.
Além disso, outra vantagem é que ele não cria dependência entre o profissional e o cliente.
É um processo com início, meio e fim, e que no entanto, não se restringe a levar o cliente a atingir objetivos específicos.
Vai além: proporciona a ele mecanismos que lhe permitem novas descobertas sobre si mesmo, num processo que leva ao autodesenvolvimento e crescimento contínuo, tornado o cliente autossuficiente e com maior controle de sua vida.
Como funciona o processo de Coaching?
O processo de coaching é claramente definido entre o coach e o cliente a partir de metas e objetivos previamente estabelecidos.
Como vimos é um processo com início, meio e fim, em que o coach dá suporte ao cliente para que este possa atingir suas metas, auxiliando-o a desenvolver suas competências, a explorar melhor seus talentos e a superar seus pontos fracos.
O processo de Coaching se sustenta em uma relação de confiança entre o coach (profissional) e o coachee (cliente).
Dessa forma, e com muita estrutura técnica é possível assessorar o cliente na construção do caminho para a sua plena realização pessoal e/ou profissional.
O processo pode ser desenvolvido individualmente ou em equipe, em sessões semanais, quinzenais ou mensais e se dá em cinco etapas:
1 – Levantamento da Situação Atual
É uma análise da situação atual e do histórico do cliente para se detectar seus pontos fortes e suas fragilidades; detectar as habilidades, talentos e competências que devem ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas; trazer a tona seus valores pessoais e profissionais.
2 – Objetivos
Após a análise inicial, definem-se de maneira específica e contextualizada os objetivos a serem alcançados.
Também nesta etapa é estabelecido o prazo para que os objetivos propostos sejam atingidos assim como quais serão os indicadores de desempenho do processo.
3 – Plano de Ação 
A fase seguinte consiste em elaborar estratégias e planos de ação para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados.
O plano de ação deverá contemplar as etapas detalhadas do processo, os marcos de acompanhamento, a data final e as estratégias de ação que deverão se tornar ações do coachee (cliente) propriamente ditas.
4 – Intervenções Técnicas 
Neste momento o coach pode fazer intervenções lançando mão de técnicas avançadas que atuam produzindo mudanças comportamentais, emocionais e de desenvolvimento acelerado de competências.
O objetivo é remover barreiras, superar impedimentos, transpor paradigmas, gerar novas possibilidades e assim produzir resultados rápidos e efetivos.
5 – Avaliação do processo
A última etapa consiste em avaliar o desenvolvimento do processo, com ênfase no feedback a fim de traçar planos para o futuro.
Coaching X Demais Metodologias
Embora o coaching utilize algumas técnicas, ferramentas ou teorias da psicologia, seu processo diferencia-se fundamentalmente da terapia.
Uma das mais importantes diferenças está no fato de que a terapia tem como objetivo melhorar disfunções avaliando questões do passado, enquanto o coaching tem como foco o alcance de objetivos futuros.
Adquira a independência do seu processo de autodesenvolvimento e passe a ser dono de suas escolhas.
O coaching, no entanto, não é consultoria. Enquanto grande parte dos consultores é especializada em áreas específicas e recomendam ações específicas ao cliente, o coach extrai do cliente as soluções e estratégias para alcançar o que ele deseja, atua de forma a levar o cliente a refletir, agir e se motivar continuamente por si próprio.
Quanto ao mentoring, a principal diferença é que este está ligado ao fornecimento de informações, de alguém mais experiente, sobre assuntos específicos. No processo de mentoring, um “mentor” irá dissipar dúvidas, ensinar, mostrar quais os melhores caminhos a seguir, etc.
Já o coaching permite que o cliente adquira a independência do seu processo de autodesenvolvimento e passe a ser dono de suas escolhas.
Origem do Coaching
A palavra “Coach” é inglesa e significa originariamente carruagem. Conta-se que sua origem deu-se no século XV, na cidade de Kocs na Hungria, cidade que era rota de viajantes da Europa e onde foi produzida as primeiras carruagens com suspensão feitas de molas, também chamadas de coaches.
Em Kocs eram produzidas as melhores carruagens, conhecidas e cobiçadas pelo seu conforto ao transportar seus viajantes do local de partida ao seu destino.
Esta é uma analogia perfeita para descrever o processo de Coaching, que tem como principal função levar alguém de um lugar onde ele está até onde ele quer chegar.
Mais tarde, o termo Coach foi utilizado nas universidades inglesas atribuídos a professores, mestres ou tutores que tinham o papel de ajudar os alunos a se preparar para os exames.
Nas primeiras décadas do século XX as universidades americanas começaram a chamar de coach (treinador) os instrutores de seus atletas, especialmente os dos esportes coletivos.
Por isso a palavra também tem relação com o termo “técnico esportivo” em inglês, no mesmo sentido quando nos referimos aos técnicos de times de futebol ou de uma equipe de vôlei ou basquete, ou seja, o “Coach” é o profissional que vai dar suporte para que o indivíduo desenvolva todo seu potencial e atinja seus objetivos em qualquer área da vida, sempre levando em consideração que o objetivo do Coaching é fazer isto de maneira consistente e no mais curto período de tempo possível.
A origem do Coaching, nos moldes como trabalhos hoje, se deu no meio esportivo com Timothy Gallwey da Universidade de Harvard (EUA) em seu livro “The inner game of tennis” (
O jogo interior do tênis).
Timothy é o primeiro a abordar o coaching como um processo que leva em consideração não só aspectos técnicos, mas principalmente bloqueios internos dos atletas.
A premissa básica do livro é que quando você aprende a lidar com o seu oponente interno, vencer o adversário que está no outro lado da quadra fica mais fácil.
PLINIO DE SOUSA
PLINIO DE SOUSA= GOOGLE
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 10/07/2017
Alterado em 10/07/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.