" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    DE ONDE VEM OS NOSSOS MEDOS?
     O medo é uma grande tensão e acarreta muita ansiedade e estresse. Todos nós temos o medo primitivo, de sobrevivência já inato, pois é aquele que é a auto defesa da vida, que previne acidentes ferimentos e a morte. Mas há também aquele medo que advém de algum trauma. Então você pode pensar que trauma é frescura, fraqueza, etc...
     Então agora cheguei no xis da questão. Você que está lendo esta crônica tem medo de alguma coisa? Mas pense com sinceridade e honestidade...
     Vou dar alguns exemplos: medo de perda, é porque já perdeu alguém querido, seja amigo, amor, parente. Medo de hospital é porque já teve alguma coisa traumática em um hospital, injeções, medo de cemitério, é porque já teve alguma experiência ruim com morto, viu alguém que amava muito morto, um ente querido. Medo de rio, água, praia, é porque quase afogou ou bebeu muita água, seja quando criança ou não.
     Aliás quase todos os traumas advém da infância. Medo de brigar, de violência, é porque assistiu muitas brigas, já gritaram muito com você, já sofreu alguma agressão. Timidez demais é porque foi muito reprimido, os pais chamavam atenção por qualquer coisa, muitas vezes os pais gritam com a criança, chamam atenção, mas não diz porque, e por aí vai. Há tantos medos, fogo, altura, cair. No caso de alguém estar sempre discutindo por qualquer coisa sem pensar, num impulso, é porque está na auto defesa, já sofreu muitos apelidos, xingamentos ou coisas jogadas na cara...
     O trauma numa pessoa varia muito de pessoa por pessoa, algumas adquirem até coragem para lidar com a vida, como um tipo de vingança, contra aquilo que sofreu. Vou dar um bom exemplo, quando a gente passa fome na infância fica com uma coragem excessiva para vencer na vida, torna-se um lutador, e o inconsciente manda a mensagem de que não vai mais passar fome, não vai mais ser humilhado, não vai mais explorado, etc.
     O nosso maior medo é da morte. Há pessoas que falam que não tem medo, mas quando adoecem correm a procurar o médico e hospital, neste momento, inconscientemente o medo da morte é maior do que tudo, porque a morte é despedida, desconhecida...
     Dizem alguns que a psicologia não vale nada, mas ela explica tudo e muito mais. A psicologia serve para que possamos nos auto conhecer de verdade, lembrar de coisas que a gente nem imaginava. E operar mudanças por meio da compreensão de verdade de vida, das nossas emoções e porquê.
     QUASE TODOS TRAUMAS QUE TEMOS, foi adquirido até os sete anos, Até dois anos, então é que a personalidade está sendo formada e muitos adultos esquecem que a criança ainda não tem capacidade de assimilar tudo, e vai aprendendo as coisas por meio de gritos, chineladas. É preciso explicar tudo, o porque de tudo para as crianças, o que não pode, não é ir batendo, sem a criança saber porque está apanhando. Muitas crianças crescem e viram até "bandidos", porque apanhou demais sem saber porquê. Geralmente teve um pai que bebia muito e batia em todos, etc.
     Umas palmadas não fazem mal, na educação, mas a criança deve saber porque ganhou umas palmadas e o que fez de errado. A depressão crônica também pode vir da mudança da estrutura do ego, do cérebro por causa de conflitos internos e externos, a começar na infância. Há crianças que passam fome, frio, passam por violências e muitos medos.É aí também que começam as manias e fobias. E quem não sente algum medo hoje, que atire a primeira pedra. Todos temos algum tipo de medo...É na infância que tudo começa...Observe os animais domésticos também e porque eles são obedientes, é a modelação de comportamentos...
(Escrita em 2014 para o Jornal Diário de Suzano)
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 05/07/2017
Alterado em 23/12/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.