" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               PRESENTE DE GREGO (EC)
     Quem na vida já não ganhou um presente de grego?
     Eu tinha uma madrinha de que gostava muito e passei bastante tempo sem vê-la.
     Um certo aniversário a convidei para vir ao meu aniversário. Fazia uma três anos que não a via. Meu pai era primo dela e minha mãe e elas tinham muito amizade, acontece que ela se mudou para outra cidade. Pois bem, a gente nem imaginava que ela aceitaria o convite.
Ela veio com um pacote de presente para mim, fiquei feliz, pois era coisa rara ganhar presente, naqueles tempos, em que todos pareciam ser mais apertados, embora esta madrinha fosse bem de vida. Ela chegou com aquele pacote grande e me entregou. Fiquei tão feliz, bateu aquela emoção, eu fazendo treze anos.
     Fui abrir o presente para que todos pudessem ver. Tinha uma caixa com um lindo sapato branquinho, tipo boneca, e uma vestido amarelo cheio de gatinhos. Fiquei emocionada, mas levei um susto, o sapato era uns dois números menor que o meu, e o vestido era menor também, guardei o sapato na caixa, e fui experimentar o vestido, que serviu, mas era curto demais, ela disse que tinha mandado fazer, bem maior para mim aproveitar bastante, já que estava em fase de desenvolvimento, ficou também justo, mas a salvação era que tinha uma boa bainha embutida. Desmanchando deu para usar umas duas vezes.      Este foi um dos muitos presentes de grego que ganhei. A salvação era que tinha mais três irmãs menores do que eu que foram aproveitando dos meus presentes. Mas nunca me esqueci pois foi o primeiro sapato de verdade que eu colocar nos pés, até então só usava alparcatas ou tamanco. Meus pais eram muitos pobres, e sustentar oito filhos por volta dos anos 60, 70, não era fácil não. Não havia empregos...usávamos roupas e calçados usadas. Ganhei muitos presentes de grego, mas este foi o que marcou mais.
     Este foi sem intenção, minha madrinha deixou uma menina e encontrou uma moça. Tres anos é muito quando somos adolescentes, crescemos rápidos demais. Até pouco tempo a gente lembrava desta história, e ela sem querer falava que havia me dado um presente de grego...sem intenção, mas  foi muito bem vindo para minhas irmãs menores. Ela ficou tão jeito, mas o nosso amor era maior do que presentes.

OBS: NA VIDA RECEBEMOS MUITOS PRESENTES DE GREGO, VALE LEMBRAR DE POLÍTICOS QUE VOTAMOS, SÃO MUITOS PRESENTES DE GREGO PARA O BRASIL


Nossa página para o próximo EC está no ar.
http://encantodasletras.50webs.com/presentedegrego.htm

----------------

Beijos,
____________________________________________
                    Significado de Presente de grego
     É o recebimento de algum presente ou dádiva que traz prejuízo ou não acontece beneficamente, como era para ser. Surgiu a partir da famosa Guerra de Tróia.
     Nessa guerra, um cavalo de madeira foi deixado junto aos muros de Tróia pelos Gregos, supostamente como um presente. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros, acreditando que suposto presente era uma rendição dos gregos. No entanto, dentro do cavalo se encontravam vários soldados gregos. Durante a noite e após os troianos terem se embebedado e a maioria já estar dormindo, os gregos abriram os portões para que todo o exército entrasse e destruísse a cidade completamente.      Daí a expressão "presente de grego".
Diz-se de uma dádiva ou benefício que no final de contas prova trazer apenas malefício ou no mínimo inconveniência.
Exemplos
1*Esse cachorro foi um presente de grego, ele destrói tudo!
2*Que presente de grego esse micro-ondas, hein? Parecia moderno mas nunca funcionou direito e agora explodiu!
*Nossa, essa promoção foi o maior presente de grego! Herdei todos os problemas da direção anterior.

______________________________

 Presente de grego
Significado de Presente de grego Por Manuel Nunes da Silva Neto (PR) em 18-07-2
 
Burla, surpresa ruim inesperada, cilada. (A expressão adveio da narrativa do cavalo de Tróia, na obra Eneida, de Vergílio; Laocoonte em seu discurso dizia que tinha medo dos gregos até quando davam presentes.)
Deram-lhe uma jarra de plástico, com formato de abacaxi, como presente de amigo secreto. Aquilo era um presente de grego.





 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 03/07/2017
Alterado em 03/07/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.