" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          QUERO MORRER. IR LOGO EMBORA DESTE MUNDO
     Foi esta a fala de minha sogra ontem aqui em casa. Em prantos dizendo que quer ir logo embora deste mundo, ficar com o amado velho dela.
     Ela tem três filhos e fica cada semana numa cada, cerca de dez dias com cada filho. Durante o dia uma pessoa a leva para passear em sua casa a meio quarteirão da minha, é só atravessar a rua e andar um pouquinho.
     Ela me disse ontem que não é fácil a vida dela, ficar de casa em casa, quando acostuma com uma já vai para outra. Se tivéssemos todos condições e ela também, até poderíamos pagar uma pessoa para ficar com ela quando ele quisesse ficar dormindo na casa dela de vez em quando. Ela disse que sente tonteira, que ninguém acredita que ela sente tonteira, que ela sente dores, etc. Ontem estava muito chorosa, demos um xarope pois estava tossindo bastante. Marquei médico para amanhã.
     Fico aqui pensando comigo, não é fácil envelhecer, até certo ponto a gente tem autonomia, mas depois que isto termina a vida é bem complicada, depender dos filhos, por outro lado, eles não dão liberdade para nada. Fico com dó dela, é de cortar o coração. Ser pajeada a todo momento. Há também o problema da personalidade dela ser forte, e não conseguir aceitar tudo que lhe é imposto. Na verdade creio que para ela é até deprimente, apesar de nada lhe faltar, ela quer a atenção o tempo todo e muitas vezes o serviço diário não permite tanta atenção. Mudo completamente o modo de ser, a rotina, aqui em casa, evitando o máximo de fazer serviços diários como lavar roupas, limpar casa, entre outros, faço tudo na véspera dela chegar, para ficar com ela aqui na sala assistindo TV e conversando. Quebramos totalmente a rotina, e a noite durmo muito mal porque tenho medo que ela passe mal e até que caia da cama. Sinto que ela acha muito pesado seus 88 anos. Mas o que fazer, e gente fala para ela que morrer é só quando aquele lá de cima manda chamar...
     Embora tenha toda paciência, sentimos que nossa energia fica tão baixa, dá um desanimo, creio que é porque ela reclama o tempo todo que está sentindo dores, tonteiras. Só peço a Deus muita força e saúde para cuidar dela, mas apesar de muito amor, a gente sente que não é o suficiente. Muitas ficamos sem noção de o que fazer para deixa-la mais feliz, alegre...A coisa que ela gosta é de andar de carro o dia todo se possível, mas o tempo, e até o combustível não nos permite este luxo. Saímos de manhã um pouco...e a vida vai seguindo arrastando seus dias. Meu  esposo fica muito triste também de ver a mãe assim, sempre falando que quer morrer, partir deste mundo. Na verdade deprime a gente, mas fazer o quê, se todo ser vivente envelhce, formando o ciclo da vida.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/06/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.