" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               Dia do sertanejo
     Comemora-se o dia do sertanejo, até mesmo como homenagem aos artistas sertanejos, ao povo sertanejo. Com o tempo foi nascendo outras modalidades para comemorar como o Forró Sertanejo.
     A música de raiz sertanejo, conta muito da vida sertaneja, o pobre que sofre também com a seca, e mesmo contando histórias da vida em geral.
     O sertão fica sempre mais longe da parte cultivada, e geralmente é sempre mais seco. Poucos habitantes resistem a tanta secura, mas esses não tem como sair de suas terra, e ficam sempre ansiosos esperando pela chuva, para plantar alguma coisa que servirá de alimento até que volte a outra chuva. Geralmente o povo que mora nessas áreas passam fome e até sede. Tudo é muito economizado.  
     Tenho o livro Vidas Secas de Graciliano Ramos, que retrata bem a realidade do sertanejo.
     Fiquei aqui imaginando com o meus botões, como vão fazer este povo que não vão mais ter aposentadoria na velhice, se for aprovada a PEC DA FOME, pois não vão ter dinheiro para pagar por 15 anos a previdência para se aposentar. Dói no profunda da alma. Eu gostaria de ser uma pessoa fria, que não fosse tão sentimental e melindrada. Gostaria sim, mas não consigo porque morei na roça, e é com a aposentadoria de um salário mínimo que se salva muitas famílias da fome de quem mora na roça. O que está para comemorar?? O enterro precoce destas pobres famílias..?
      E comentando com muitas pessoas da cidade, viram para mim e falam, mas eles não contribuíram, quem manda viver no sertão ou outras zonas rurais? Aí faço a minha pergunta, mas muitos plantam para vender para sustentar o povo da cidade. E se o povo da zona rural resolverem vir todos para a cidade seria o caos e fome na cidade. As indústrias alimentícias iriam todas falir...
     Penso que o governo deveria pensar mais neste povo...falo sério pessoas queridas. O pouco que cada um planta e vende, vai-se ajuntando a outros poucos que ajudam na alimentação de outros. Falo até da agricultura familiar, que também ajudam muito e dos sertanejos que não podem pagar porque não tem nem para comprar o seu arroz com feijão, e que merecem uma velhice com comida. AINDA ME LEMBRO DE MUITOS IDOSOS PEDINDO ESMOLA , quando ainda não tinha a aposentadoria destes idosos. O GOVERNO DEVERIA COMBATER SÃO AS FRAUDES E CORRUPÇÃO TAMBÉM NO INSS.
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 03/05/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.