" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                                        TRANSTORNO BIPOLAR
     Todos temos oscilações de humor. A diferença para as pessoas que possuem transtorno bipolar é que são mais extremistas.
Euforia: Neste estado, o indivíduo presenta sentimento de grandiosidade, autoestima inflada, fala excessiva, aumento de atividade prazerosas (como compras e investimentos desnecessários) e perda de inibição social. Sua apreciação otimista da realidade é capaz de atingir níveis extremos, em que a pessoa pode se julgar ilimitada em capacidades como assumir dívidas e vencer pessoas armadas.

Depressão: trata-se da perda de interesses pessoais, falta de energia, forte sensação de angústia e sono desregulado (o paciente acorda muitas vezes durante a noite ou apresenta sono excessivo), A atenção e a memória podem ficar muito prejudicadas, interferindo no desempenho no trabalho, nos estudos e na capacidade de cuidar de um dependente.

Transtorno bipolar tipo 1: este tipo de transtorno acomete cerca de 1% da população mundial e deixa o humor do doente exageradamente elevado e expansivo (mania) e pode prejudica-lo nos círculos sociais. Além disso o indivíduo também pode passar por momentos negativos,
perda de apetite e insônias.  

Transtorno bipolar tipo II: difere-se do tipo 1 devido o nível de humor, menos elevado e agressivo, sendo assim chamado de hipomania. De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais, pessoas com transtorno bipolar II normalmente apresentam um episódio depressivo maior, sem que os estados de euforia mais amenos (hipomania) causem prejuízos para a vida presente.

Transtornos ciclotímicos: Tem como característica essencial a oscilação frequente de humor, com sintomas alternados de euforia e depressão moderados.

Transtorno relacionado induzido por substância ou medicamento: Tanto nos transtorno bipolar quanto no transtorno relacionado induzido, as características diagnosticadas são as mesmas: mania, hipomania e depressão. O que varia é que no segundo os estados surgem e se tornam um problema devido a uma substancia. Isso ocorre por causa dos efeitos colaterais de alguns fármacos antidepressivos e outros psicotrópicos. Entretanto segundo o Manual, quando acontecem casos de hipomania ou mania após uso de medicamento antidepressivo e persistam além dos efeitos fisiológicos do fármaco, essa condição é considerada indicadora de transtorno bipolar real, e não de transtorno relacionado induzido.
Estados de humor mania: Esse estado também é conhecido como euforia, ou seja, bom humor em excesso. É quanto essa reação se torna um empecilho.

SINTOMAS
Hiperatividade
Autoestima elevada
Negação daquilo que é óbvio
Comportamento agressivo
Irritabilidade extrema
Aumento de vontade sexual
Não reconhecer a doença
Incapacidade de julgamento.
HIPOMANIA
É um intermediário do excesso de euforia, quando a pessoa continua com um bom humor em demasia, porém, menos que na mania, já que os sintomas não refletem tanto no dia a dia do indivíduo. 

DEPRESSÃO: Nesse estado, o ápice do mau humor.
SINTOMAS:
Pensamentos negativos e suicidas
Preocupação com fracassos
Perda de energia
Sentimento de culpa
Dificuldade em dormir.
A bipolaridade afeta não só o paciente, mas aqueles que convivem com ele. Saiba como agir nos momentos de crises:
LIDANDO COM AS CRISES

As crises de bipolaridade podem ser amenizados se quem estiver com a pessoa que sofre com o transtorno souber lidar com elas.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMILIARES, AMIGOS E PORTADORES DE TRANSTORNO AFETIVOS. (ABRATA) listou 10 dicas para quem convive com pessoas bipolares.
  1. 1* Apoie o paciente em momentos difíceis. Os medicamentos devem ser tomados na dose e horários prescrito.
    2*Durante a crise, o relacionamento pode ser desgastantes. Seja firme e principalmente, paciente.
    3*Ao perceber sinais de recaída, converse com a pessoa. 4*Se ela não se sentir invadida, converse e explique que você pretende ajuda-la
    5*Fale com o médico em caso de suspeita de ideias de suicídio e desesperança
    6*Algumas regras precisam ser estabelecidas para as fases de instabilidade de humor, como retenção de cheques e cartão de crédito.
    7*As atividades devem ser programadas antecipadamente e ele de receber um auxílio para manter a higiene e o sono.
    8*O paciente não pode ser superprotegido. Excesso de exigências em cima de quem sofre com o transtorno também pode atrapalhar.
    9*Evite demonstrar sinais de preconceito que favorecem ao abandono do tratamento.
    10*Nos momentos de equilíbrio de humor, aproveita para diferenciar depressão e euforia de tristeza e alegria.
    Terapias familiares em grupo, conjugal e orientação psicoeducacionais ajudam a quem convive com o paciente. Participe.
 Gatilho para o transtorno
Perda de emprego, complicações financeiras, abandono dos amigos e familiares e companheiro...
 
O que pode estimular:
Substancias que estimulam como a cafeína por ser um estimulante do humor.
Genética: Filhos de pacientes bipolares, podem adquirir a doença
Criativos (em alguns casos, bipolares); a criatividade é uma dádiva, mas os artistas são mais propensos a desenvolver o transtorno se comparados com a população geral- é o que afirmam estudiosos da área. “Há relatos de que cerca de 80% dos escritores sofram de algum tipo de transtorno de humor, sendo que, entre estes 30% apresentariam bipolaridade. Porém, a intensidade dos sintomas e de episódios depressivos reduzem a produtividade.
Durante os episódios depressivos, a criatividade sofre alteração e alguns sintomas podem ser observados, como redução cognitivas, falta de energia, redução na capacidade de concentração e desinteresse e falta de prazer durante a produção de artes. “em episódios de euforia, aceleração do pensamento, a agitação, a desorganização e a maior distração comprometem a criatividade e a produção artísticas.  Pode aparecer também depois do parto em algumas mulheres
 
Para que a doença não limite você, a nada, sugerimos 40 dicas capazes de melhorar o diagnóstico e aumentar o impacto da terapia.
1- Aceite a doença. “Quando o paciente aceita que precisa de tratamento psiquiátrica, esse processo torna-se mais fácil e eficaz”, destaca a psiquiatra Dra Maria Cristina De Stefano.
2*Confie em especialistas
3* Respeite o tratamento
4* Durma bem
5* Saiba o que evitar ( café e álcool,) medicamentos em demasia, drogas ilícitas, etc.
6*Fuja do estresse negativo
7*Evite o pessimismo
8*Pratique atividades psicofísicas
9*Tenha companhia para exercita-se
10*Busque a tranquilidade
11* Lazer é importante sim
12*Aprenda a ser espontâneo
13*Frequente u acupunturista
14*Descubra o toque
15*Atente-se ao seu prato. O aumento do apetite, da voracidade á anorexia, falta de apetite, assim como o déficit de vitaminas no organismo.
16*Reduza o máximo que puder o açúcar
17*Mantenha-se firme aos propósitos
18*Alimente (positivamente) a química do seu corpo
19*Aceite ajuda
20*Busque o seu direito de tirar férias
21*Realize-se em seu trabalho
22*Escreva e detalhe o seu dia
23*Adote um bichinho de estimação
 24*Tenha em quem confiar
25*Quando estiver muito triste desligue a atenção
26*Aproveite o presente
27*Tenha um mantra toda vez que pensar em suicídio
28*Relembre experiências boas, sem saudosismo.
29*Cuide de sua felicidade
30*Leitura é poder
31*Faça uma lista das ações importantes
32*Não tenha vergonha
33*Observe 3 contras e 3 prós em episódios de mania (euforia)
34*Evite, sempre que possível, grandes atitudes
35*Busque o alívio sempre que precisar
36*Escreva (sim!) para se entender
37*Saiba quando espairecer
38*Busque sempre entender a origem do problema
39*Analise se ofendeu alguém...
40*Respire...
 
TODO CUIDADO É POUCO COM ESSA DOENÇA
De acordo com dados da Organizçao Mundial da Saúde (OMS)
o transtorno bipolar é a sexta maior causa de incapacitação no mundo.
O Psiquiatra Sander explica algumas das consequências da doença
* Moral= mudança na vida social
*Laboral= incapacidade para trabalhar
*Psicológica= necessidade de acompanhamento psicológico e psiquiatrico
*Fisica= exposição a situações de risco e tentativas de suícidio.
Econômica= endividamento
Criminal= agressões
Legal= dependência de terceiros para exercer atos legais, como anulação de contratos.
Social= exclusão

SINTESE DOS ARTIGOS SOBRE TRANTORNO BIPOLAR
DA REVISTA ALTO ASTRAL ANO 2 N 2- 2016
 
 
 
 
 
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 26/01/2017
Alterado em 23/03/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.