" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


VOLTAIRE.

    François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo VOLTAIRE, foi um ensaísta, poeta, filósofo, dramaturgo e historiador francês.
          VOLTAIRE atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime.
          Tinha a visão de que não importava o tamanho de um MONARCA, deveria antes de punir um SERVO, passar por todos os PROCESSOS LEGAIS, e só então EXECUTAR a PENA, se assim consentido POR LEI.
          Todas as ideias presentes nos escritos de VOLTAIRE expressam a perspectiva do ILUMINISMO.
          Era um acérrimo defensor da submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira RACIONAL e BENÉFICA.
          Por ter convivido com a LIBERDADE inglesa, acreditava que eram possíveis um governo e um Estado ideais, JUSTOS e TOLERANTES.
          VOLTAIRE introduziu várias reformas na França, como a LIBERDADE de IMPRENSA, TOLERÂNCIA RELIGIOSA, um sistema imparcial de justiça criminal, tributação proporcional e redução dos privilégios do CLERO e da NOBREZA.
          VOLTAIRE morreu em 30 de maio de 1778.
          Uma revista escreveu e declarou VOLTAIRE como "o MAIOR, o mais ILUSTRE e talvez o único MONUMENTO desta época gloriosa em que todos os TALENTOS, todas as ARTES do espírito humano parecia haver se elevado ao MAIS ALTO GRAU de sua PERFEIÇÃO".
          A FAMÍLIA quis que seus restos repousassem na Abadia de Scellieres.
          A REVOLUÇÃO trouxe em TRIUNFO os restos de VOLTAIRE ao PANTEÃO de PARIS - antiga Igreja de Santa Genoveva.
          Na escura cripta permanece até hoje este escrito: "Aos louros de VOLTAIRE. A ASSEMBLEIA NACIONAL decretou em 30 de maio de 1791 que havia merecido as HONRAS dadas aos GRANDES HOMENS”.

Algumas FRASES e PENSAMENTOS atribuídos a VOLTAIRE.

“O orgulho dos PEQUENOS consiste em falar sempre de si próprios. O dos GRANDES em nunca falar de si”.
VOLTAIRE.

“Um GENERAL VITORIOSO nunca cometeu erros aos olhos do público, ao passo que um GENERAL VENCIDO só fez asneiras, por mais sensato que tenha sido o seu procedimento”.
VOLTAIRE.

“Nunca a NATUREZA é tão aviltada como quando a IGNORÂNCIA supersticiosa tem a arma do poder”.
VOLTAIRE.

“Trocai as vossas PREDILEÇÕES, mas não troqueis nunca os vossos AMIGOS”.
VOLTAIRE.

“Os REIS são para os seus MINISTROS como os CORNUDOS para as ESPOSAS: nunca sabem o que se passa”.
VOLTAIRE.

 “O PAÍS onde o COMÉRCIO é MAIS LIVRE será sempre o MAIS RICO e PRÓSPERO, guardadas as PROPORÇÕES”.
VOLTAIRE.

“Só os TRABALHADORES é que sabe qual é o PREÇO do TEMPO. Sempre dele se fazem PAGAR”.
VOLTAIRE.

“Nunca deveis utilizar uma PALAVRA NOVA, a não ser que ela tenha estas três qualidades: ser NECESSÁRIA, INTELIGÍVEL e SONORA”.
VOLTAIRE.

“Os MAUS são sempre INFELIZES: servem para pôr à prova um reduzido número de JUSTOS espalhados sobre a terra e não há mal do qual não resulte um BEM”.
VOLTAIRE.

“O SUCESSO sempre foi a CRIAÇÃO da OUSADIA”.
VOLTAIRE.

“Devemos julgar um HOMEM mais pelas suas PERGUNTAS que pelas RESPOSTAS”.
VOLTAIRE.

“Uma coletânea de PENSAMENTOS é uma FARMÁCIA MORAL onde se encontram REMÉDIOS para todos os males”.
VOLTAIRE.

“As GRANDES COISAS são muitas vezes mais FÁCEIS do que aquilo que se PENSA”.
VOLTAIRE.

“Um dia tudo será EXCELENTE, eis a nossa ESPERANÇA; hoje tudo corre pelo MELHOR, eis a nossa ilusão”.
VOLTAIRE.

“Só se servem do PENSAMENTO para autorizar as suas injustiças e só empregam as PALAVRAS para disfarçar os PENSAMENTOS”.
VOLTAIRE.

“Uma PALAVRA posta fora do lugar estraga o PENSAMENTO mais BONITO”.
VOLTAIRE.

“Deve-se consideração aos VIVOS; aos mortos deve-se apenas a VERDADE”.
VOLTAIRE.

“A via pela qual se ensinou durante largo tempo a ARTE de PENSAR, de certeza que é oposta ao DOM de PENSAR”.
VOLTAIRE.

“IDEIAS são como barbas: O HOMEM só tem uma quando ela CRESCE”.
VOLTAIRE.

“Meu OFÍCIO é dizer o que PENSO”.
VOLTAIRE.

“EU ACREDITO no DEUS que CRIOU os HOMENS, e não no Deus que os homens criaram”.
VOLTAIRE.

“DEUS me defende dos AMIGOS, que dos inimigos me defendo eu”.
VOLTAIRE.

“Os homens erram, os GRANDES HOMENS CONFESSAM que ERRARAM”.
VOLTAIRE.

“É mais claro que o SOL, que DEUS criou a MULHER para domar o homem”.
VOLTAIRE.

“Confesso que o GÊNERO HUMANO não é tão mau como CERTAS PESSOAS o APREGOAM, na esperança de governá-lo”.
VOLTAIRE.

“A RELIGIÃO começou quando o PRIMEIRO PATIFE conheceu o PRIMEIRO TOLO”.
VOLTAIRE.

“PRECONCEITO é OPINIÃO sem CONHECIMENTO”.
VOLTAIRE.

“Meu OFÍCIO é dizer o que PENSO. O SEGREDO de aborrecer é DIZER TUDO”.
VOLTAIRE.

“PENSE por VOCÊ MESMO e deixe que os outros aproveitem o DIREITO de fazer o mesmo”.
VOLTAIRE.

“Aqueles que o podem FAZER ACREDITAR em ABSURDOS, podem fazê-lo cometer atrocidades”.
VOLTAIRE.

“Quando não há, entre os homens, LIBERDADE de PENSAMENTO, não há LIBERDADE”.
VOLTAIRE.

“A ORIGINALIDADE nada é senão SENSATA IMITAÇÃO. Os ESCRITORES mais ORIGINAIS tomam emprestados uns dos outros. As IDEIAS que encontramos nos LIVROS são como fogo. Arrancamo-lo da casa dos vizinhos, alimentamo-lo em nossa casa, transmitimo-lo a outros, e ELE PASSA a PERTENCER a TODOS”.
VOLTAIRE.

“AMAR e PENSAR é a VERDADEIRA
VIDA do ESPÍRITO”.
VOLTAIRE.

“Uma discussão PROLONGADA significa que AMBAS as PARTES estão erradas”.
VOLTAIRE.

“Todas as GRANDEZAS do MUNDO não valem um BOM AMIGO”.
VOLTAIRE.

“Como é duro odiar os que se gostaria de AMAR”.
VOLTAIRE.

“Se DEUS não existisse, seria preciso INVENTÁ-LO”.
VOLTAIRE.

“Encontra-se OPORTUNIDADE para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer O BEM uma vez por ano”.
VOLTAIRE.

“A ESPERANÇA é um ALIMENTO da nossa ALMA, ao qual se mistura sempre o veneno do medo”.
VOLTAIRE.

“Todo o homem é culpado do BEM QUE NÃO FEZ”.
VOLTAIRE.

“Os infinitamente pequenos têm um ORGULHO infinitamente GRANDE”.
VOLTAIRE.

“O mais COMPETENTE não discute, DOMINA a sua CIÊNCIA e cala-se”.
VOLTAIRE.

“Os homens que procuram a FELICIDADE são como os embriagados que não conseguem encontrar A PRÓPRIA CASA, apesar de SABEREM que A TÊM”.
VOLTAIRE.

“O ESTUDO da METAFÍSICA consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto QUE NÃO ESTÁ LÁ”.
VOLTAIRE.

“O TRABALHO poupa-nos de três grandes males: TÉDIO, VÍCIO e NECESSIDADE”.
VOLTAIRE.

“É melhor correr o risco de SALVAR um homem culpado do que CONDENAR um INOCENTE”.
VOLTAIRE.

“Escrevo-vos uma LONGA CARTA porque não tenho TEMPO de escrevê-la BREVE”.
VOLTAIRE.

“O PÚBLICO é uma besta feroz. Deve-se ENJAULÁ-LO ou FUGIR DELE”.
VOLTAIRE.
 
“Aproximo-me SUAVEMENTE do momento em que os FILÓSOFOS e os IMBECIS têm o mesmo DESTINO”.
VOLTAIRE.

“A PINTURA é POESIA SEM PALAVRAS”.
VOLTAIRE.

“RESPEITO o MEU DEUS, MAS AMO o UNIVERSO”.
VOLTAIRE.

“As PAIXÕES são os VENTOS que enfunam as VELAS dos BARCOS, elas fazem-nos naufragar, por vezes, mas sem elas, eles não poderiam SINGRAR”.
VOLTAIRE.

“A ALMA é uma FOGUEIRA que convém ALIMENTAR, e que se apaga dado que não se aumente”.
VOLTAIRE.

“FAÇAM o que FIZEREM, destruam a infâmia e AMEM aqueles que VOS AMAM”.
VOLTAIRE.

“Um dos MÉRITOS da POESIA, que muita gente não percebe, é que ela DIZ MAIS que a PROSA e EM MENOS PALAVRAS que a PROSA”.
VOLTAIRE.

“Há muito poucas REPÚBLICAS no MUNDO, e mesmo assim elas devem a LIBERDADE aos seus ROCHEDOS ou ao MAR que as defende. Os homens só raramente são os dignos de SE GOVERNAR A SI MESMOS”.
VOLTAIRE.

“ENSINAM-SE os homens a serem HONESTOS; sem isso, poucos chegariam a SÊ-LO”.
VOLTAIRE.

“Só fui à falência duas vezes. A PRIMEIRA, quando perdi uma causa. A SEGUNDA, quando a ganhei”.
VOLTAIRE.

“Sabei que o SEGREDO das ARTES é corrigir a NATUREZA”.
VOLTAIRE.

 __________________
Aracaju, capital de Sergipe (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), domingo, 28 de agosto de 2016.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573 - “BANQUEIRO” e Um Eterno Aprendiz.

 Fontes: (1) – DEUS. (2) – Os BEIJA-FLORES. (3) - As FLORES (4) – Um JARDIM. (5) - Um VIOLÃO. (6) – MÚSICAS. (7) – RECANTO das LETRAS – Transcrição parcial do artigo “O Que Significa DEÍSMO”, de autoria do Príncipe da LIBERDADE, publicado no dia 02 de fevereiro de 2016. (8) – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa – Encyclopaedia Britannica do Brasil – Companhia de Melhoramentos de São Paulo – Indústrias de Papel – 11ª EDIÇÃO – 1989 – Página INFINITA... - Volume INFINITO... - (9) – INTERNET. (10) – Biografia da VOLTAIRE. (11) – Outras fontes.
 
jorge martins
Enviado por jorge martins em 28/08/2016
Código do texto: T5742769 
Classificação de conteúdo: seguro
 
somerights20.pt.pngEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
 
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes e JORGE MARTINS
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/08/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.