" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


De: Norma Aparecida Silveira de Moraes <psico.normam@gmail.com>
Para: Mariana Mendes <mcff_mcff@yahoo.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 4 de Agosto de 2016 17:47
Assunto: Entrevista...

 
ENTREVISTA COM POETISA MARIANA MENDES, FEITA PELA POETISA NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES.
 
01)   N=Você é uma pessoa muito querida e dinâmica no Recantos das Letras. Como tudo começou, a escrever, e como é a poesia, para você?
R=MM= Tomei conhecimento do site por acaso, creio que em seu início, navegando na net. Há quatro anos revisitei-o e publiquei a primeira poesia que fiz na vida "Exclusão Linguística" - foi proposto um tema num Curso de Redação, a professora gostou e isso me deu um incentivo. De escrever, sempre gostei.
 
02)   N= Qual o gênero literário que você mais aprecia, em que área se sente mais realizada para escrever?
R=MM= Gosto de tudo. E sou atrevida. Já percorri todos os estilos, mas sem nenhum pendor especial por algum estilo.  Em geral, é muito simples, intuitivo o que escrevo. 
 
03)   N=Quais seus autores preferidos, cite alguns. Um livro que gostou muito...Indique um bom livro...
R=MM= O gosto pela leitura surgiu agora no terceiro tempo do jogo da vida. A literatura passou por mim em ambiente acadêmico, com feição profissional. Por deleite, li e leio pouco. A vida ainda me deve essa oportunidade. Mas reconheço e apaixono-me fácil pelo que é bom.  Guimarães Rosa me comove; Sagarana me faz voltar no tempo e no espaço de minha infância. Carlos Drumond de Andrade é completo, versátil. Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto são ícones. Conheci muitos, reconheço alguns, com profundidade não conheço nenhum - infelizmente. Gosto de ler os amigos do Recanto, ouvir que dizem seus corações, as paixões, alegrias, tristezas, o estilo próprio, a proximidade. Aprendi e aprendo muito no RL.
 
04)   N= Uma música que toca sua alma. Há algum gênero musical que não aprecia?
R=MM= Sou de origem rural, e diversão de gente do campo é uma viola. Gosto de quase tudo. Todas do Chico (só há uma de que não gosto, nem sei o nome...). Gosto de Tonico e Tinoco a Bach, sem atropelos. Respeito todo tipo de expressão musical.  Mas as poucas que não gosto me dão tontura: as sertanejas atuais, alguns pagodes e axés. 
 
05)   N= Um lugar que lhe traz saudade e que desejaria voltar de vez em quando, e porquê?
R=MM= Viajei muito pouco. Venho de padrões módicos de vida. Aos poucos fui perdendo o gosto por viagens. Acho que minhas raízes não me deixam ir longe; tenho saudade, na verdade, é do interior mineiro, onde nasci.
  
06)   N= O que acha da política atual, do Brasil, e o afastamento da Presidente Dilma, da crise...
R=MM=  Vida afora fui correndo tanto que a política foi ficando também para depois. Sempre alimentei uma sede de justiça, sempre tive uma preocupação com a desigualdade. Ainda é muito novo esse nosso acesso a informação, essa permissão para participar das grandes questões do país, a consciência do dever de lutar por nossos direitos.  O senso coletivo é ainda muito incipiente. Para o afastamento da Presidenta Dilma não vou encontrar uma palavra certa para traduzir: misto de sexíssimo, aberração jurídica (especialistas em ladroagem política condenando gente honesta... hipocrisia cassando seriedade, desagregadores conspirando contra a vontade de acertar), oportunismo, inversão de valores, esfacelamento da  justiça, fragilização da democracia, vícios políticos crônicos,  desvalorização da vida humana revelada na dissimulada ira contra pobres... Sensação de que o retrocesso é irreversível. O que foi bom para o povo durou pouco...
 
 07 ) N= Você trabalha fora?
E o que acha do governo aumentar o  tempo de serviço da mulher para aposentar, do mesmo jeito do homem?

R=MM= Sim, até hoje, desde que me entendo por gente. Ufa !
Qual a sua profissão? Servidora Pública
Discordo. A julgar pela postura discriminatória dirigida à própria Presidente Dilma, acho que daqui a cem anos será justo nos igualarmos, em termos laborais, aos homens. 
 
 
  08= N=O que acha da cultura no Brasil.? Conhece algum incentivo?
 R=MM= Nossa cultura é rica, variada - mas desvalorizada.  Quando há incentivo, por parte de empresas ou fontes oficiais, a resposta sempre supera expectativas. 
 
9) N=Fale de um sonho que ainda não realizou...
R=MM= Sonho alto: paz; fraternidade; mais arte/cultura e menos consumismo/capitalismo; fazer nascer o amor que todos temos no coração........ -  Sonho participar de projetos direcionados a esse alvos
 
10) N= Me fale um pouco da mulher Mariana Mendes...
R=MM= Tenho orgulho da filha que fui; da irmã, mãe, esposa que sou. Sou grata à vida por ter confiado a mim grandes desafios. Não fugi a nenhum deles e venci-os com dedicação extrema.
 
11) O que representa Deus para você, frequenta alguma religião?
R=MM= Deus é o Criador, articulador de todo a beleza do Universo, força que nos sustenta; e, por tanto, a certeza de que a vida e a morte que Ele nos prescreve valem a pena.
 
12) N= Um jogo para responder bem rápido.
a)      Um lugar... 
R=    A calma do meu interior
 
b)    Um cheiro...
R=   Canela
 
c)      Um livro de cabeceira...
R=   A Bíblia, fonte farta de maravilhas
 
d)      Um homem... 
R= Meu pai
 
e)      Uma mulher...
R=   Minha mãe
 
f)       Um perfume...
R=   Tisbe
 
g)      O Recanto das letras...
 R=   Lugar de boa gente, que tem condições humanas de transformar o mundo
 
h)      O Brasil...
R= Um país de braços abertos para o mundo, mas que precisa confiar mais em si
 
i)       A política...
R= O povão precisa arrumar um tempinho para entendê-la e virá-la ao avesso.
 
j)       Um pensamento... 
 R=“Não faças a ninguém o que não queres que te façam"
 
k)      Família... 
R= Não admite improvisações
 
l)       Amor...
R= Palavra fácil de se dizer, difícil de se vivenciar
 
m)    A paz... R= depende do compromisso de todos
 
n)      Religião...
R= É apenas um detalhe. Deus está acima das religiões.
 
o)     Infância...
R= Tempo em que a felicidade circula livre
 
p)      Esportes... 
R= Promove saúde, desperta habilidades, promove lazer sadio
 
q)      Drogas...
R= Roubam nossa identidade
 
r)       Crianças... 
R= Chance de um mundo passado a limpo
 
s)      Deus...
R= 0 único capaz de colocar nossa prepotência no devido lugar 
 
t)       Justiça...  
R= A lei é apenas um dos instrumentos para se chegar a ela.
 
 
u)      Educação... 
R= Espera por salvação
 
v)      Um prato...  
w)    R= o que possa estar na mesa de todos
 
 x)      Uma cor...   
R= Azul
y)      Natureza...
R= Fonte de inspiração
___________________***___________________
Ultimas considerações da poetisa entrevistada
Mariana Mendes
 

Norminha,
 
Foi um prazer, uma ótima oportunidade de apresentar-me aos colegas. Sinto falta disso.
Mostrar quem sou, ser transparente com relação a minhas qualidades e limitações.
Grande abraço, amiga.
 
Mariana Mendes (pseudônimo)





 E da
Entrevistadora Norma Ap Silveira Moraes
Foi uma grande prazer entrevistar uma das poetisas mais queridas do Recanto das Letras e mostrar um pouco dela para os leitores apreciarem...
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes e Mariana Mendes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 05/08/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.