" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    ASSUNTO DROGA É TABU
     Sim é tabu, pois quase ninguém aceita debater sobre este polêmico assunto, que nos assola a realidade atualmente, tão inerente a natureza humana.
     Em cada esquina encontramos até adolescentes fumando maconha, nenhuma família escapa, se não é um filho, é um sobrinho ou outro parente...
     Como o álcool, tão usado em nossos lares, que também causam muitos males, as drogas ilícitas estão ai bem visível.
     Temos que ter regras de educação para ensinar até nas escolas, falando sobre os maus.
     Mas, creio que um jovem, ser preso por causa de estar carregando uma meia dúzia de cigarros de maconha,  para o próprio consumo é criar um futuro criminoso, pois a repressão, dentro das cadeias vai criar no jovem, quando sair, um estigma de drogado “nóia”, e quantos trabalham normalmente e até lutam para largar o vício.  
     O caso não é ser contra ou a favor, hoje convivemos com tantos tipos de drogas como as psiquiátricas que usamos normalmente para tratar a depressão e muitos usam indiscriminadamente para outros usos.
     O uso de entorpecentes, não deveria ser crime, pois o jovem se viciou porque alguém o aliciou, como se alicia o alcool, que também modifica o comportamento e emoção. Se há viciado é porque há aliciadores...
      Vemos muitas injustiças, em julgamento por causa de ser viciado em drogas, sendo confundido com traficante. Perdem anos da vida na prisão, desafiando tantos perigos, dentro da prisão, sendo cortado tantos sonhos...quantos deixam o estudo, foi cortado um destino, porque foi pego com uns cigarros de maconha.
     Há drogas muito perigosas, entorpecentes, mas a educação e tratamento é a melhor solução. Já que quem é prejudicado é o próprio viciado.
     Hoje está sendo votado no congresso, a discriminação da droga para o próprio consumo. A qualidade de vida implicada, em drogas, há sim, quando se torna o uso abusivo e discriminatório, misturando drogas, cometendo crimes por conta das drogas.
     Mas quantas pessoas cometem crimes por causa do álcool, ou sem nenhum psicoativos. Veja o exemplo do desarmamento, a população ficou desarmada e o bandido armada. E aumentou muito o crime por armas brancas em substituição as armas. Sempre há alternativas quando se deseja alguma coisa, conscientemente ou não.
     O uso de drogas pode acometer em perigo social. Mas ,talvez porque tudo é feito escondido, desordenadamente. Pois ela pode desencadear crime, não há educação, sobre ela e seus males. Nas escolas já deveria ter a matéria da química e dos males, não somente da proibição, mas dos males e composição de cada uma. E neste caso, se alguém se vicia, será conscientemente, pois vemos crianças viciando na escola, por saber somente, “claro” os efeitos “bons” da droga,  dita pelos aliciadores. E sem saber o outro lado da saúde, se perdem...Os pais falam que não podem andar com quem usa, mas não explica claramente o porquê, e a curiosidade é ainda mais aguçada, do "proibido", inconscientemente.
     Temos que combater na infância, como se combate o álcool, como por exemplo o crack, uma das drogas mais devassadoras que é vendida e consumida livremente nos grandes centros.
     A descriminalização deve ser com responsabilidade, e com informação sistemática. O que adianta proibir com o “preconceito”, sem informar claramente os maus, que causam e quais males causam a saúde...
     O abuso de drogas faz mal, altera o comportamento, mas prender pode acarretar males piores. Quantos jovens estão morrendo por causa das drogas, assassinados, sendo que cigarro e álcool faz muito mal também e, são livres.. Pois o álcool e abuso deste, causa dependência, também.
     O ser humano tem o livre arbítrio, de fazer escolhas boas ou más para si mesmos. As penitenciarias estão abarrotadas de pessoas do bem, também que estão lá presas, por portar consigo alguns cigarros de maconha.
     Penso, que deve haver mais políticas públicas, de informações e tratamento, para que tantos jovens não se transformem em bandidos, por se interagir com bandidos nas prisões.
     O assunto deve deixar de ser TABU, e pais, professores, e outros órgãos de educação, devem ter mais clareza para discutir. Cada um é livre para “acabar” com a saúde individual. Quem é viciado pode ou não continuar, é como o cigarro, o álcool, com políticas públicas, como na do cigarro, pois ninguém é obrigado sentir cheiro, em lugar público, pessoas alérgicas, crianças, etc, ou seja , cada coisa no lugar certo, privativo de preferência.
     De qualquer modo, proibido ou não, estão aí tantos jovens caindo no vício, muitos caindo no crime, por causa do vício, já sofrem estigma, e muitos nem conseguem arrumar emprego por causa disto, por sofrerem já o preconceito de ser drogados.
     Gostaria que nem houvesse essas drogas de drogas, mas temos que enfrentar o assunto de frente, pois nossos filhos estão usando e sendo presas, muitas vezes até injustamente. Temos que salvar nossos jovens, evitando que eles se viciem, mas quando o mal está feito, é preciso séria orientação de privacidade e não em público, até que se consiga se libertar deste mal que assola a nossa sociedade atualmente. Há notícias, que até pessoas na terceira idade estão experimentando drogas.
 
     Há muitas pessoas sendo torturadas por causa de drogas, é preciso que este assunto seja encarado abertamente com o usuário, para poder ajudar, e não piorar, pois muitos fogem de casa, por conta das condutas que os pais tomam, por dor, sofrimento, decepção de ver um filho viciado. 
     É com diálogo, amor, que se consegue curar um viciado, não com  "pancadas,  xingamentos, exclusão...
     O problema está aí, para ser dialogado...Deveria ter cartilhas sobre estes elementos químicos que prejudicam tanta a saúde...Enquanto estamos criticando e julgando, os problemas estão aí piorando. Quantos pais sofrem preconceitos por ter um filho usuário de drogas...
Deveria ter mais aconselhamento, inclusão social e não afastamento da soceidade e direito de liberdade...

     
________________________________________________
DEVEMOS PENSAR NA PREVENÇÃO DE VÍCIOS, ORIENTANDO SOBRE OS MAUS E OS SOFRIMENTOS PSICOLÓGICOS...
PREVENIR AINDA É A MELHOR SOLUÇÃO...
 
 
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 19/08/2015
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.