" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


A EDUCAÇÃO DOS FILHOS É SOMENTE RESPONSABILDADE DOS PAIS????
 
     Percebo nos sites de relacionamento sempre a frase: a educação começa em casa. Aliás esta frase é bem antiga, conheço-a desde os tempos de infância. Mas hoje com nosso sociedade falida em termos de educação, não falo de universidades, e sim da educação de dizer muito obrigado, com licença, o respeito e o que se aprende ou não fora de casa também no contexto do ambiente em que nossos filhos mais convivem que são as escolas, cursinhos etc.
   Mesmo levando e buscando aos adolescentes estou percebendo que eles aprendem muita coisa que não presta no contexto do ambiente escolar inclusive o vicio das drogas. Por mais que desejamos, lutamos a gente percebe a notícia de um adolescente que aprendeu usar a maconha no contexto escolar, mesmo pais garantindo que levam e buscam os filhos e estes ficando dentro de casa estudando, ainda assim se vê casos até de falta de respeito por parte de alguns adolescentes que parecem ter dupla personalidade ou na passagem para a idade adulta apresentam comportamentos adversos. E personalidade é coisa séria, cada um tem uma diferente...

 
   O caso é que está difícil educar com uma sociedade que só dão maus exemplos de desonestidade em todos os setores.     
   Na adolescência é o momento em que os filhos procuram seus pares de identificação e para se promover, ser recebido pelo grupo também se envolvem com o tipo de educação recebida deles, ou ao mesmo tempo o que eles driblando a educação recebida vão pelo o que acontece de "moderno" nas redes sociais, mídias, pares e "panelinhas" nas escolas também, porque é nas escolas que eles passam a maior parte do tempo.
     Há milhares de professores excelentes, mas também estamos vendo muitos que estão ali somente pelo emprego, sem preparação psicológica para lidar com crianças e adolescentes, já vi caso até de jovens docentes ensinando a "modernidade" para os alunos, convidando para as baladas de onde também se vê de tudo, onde a droga e a sensualidade prematura andam solta.
     Então provocadoramente pergunto, a educação só se aprende em casa? E a sociedade e ,suas e muitas de sua podridão, onde nossos filhos também fazem parte. Em casa infelizmente em muitos casos os filhos reagem segundo a educação recebida, mas fora do contexto familiar, aprendem e são diferentes.
      Muitos mentem para os pais, aprendem a manipular, falam que vão estudar em casa de amigos, e na verdade estão praticando atividade sexual precocemente e outras coisas. Muitas vezes aproveitam um descuido dos pais, no momento de doenças, saídas para por em prática o que se aprende lá fora.
    Nossa sociedade está doentia, roubar, usar drogas, vida sexual "ficar", tudo é natural para adolescentes que queiram se auto afirmar diante de seus pares...
     Na mídia, roubar faz parte do cenário politico em todas as categorias, começando das prefeituras, vereadores etc. Os jovens são "sonhadores" e acham que dinheiro honesto é fácil de ganhar, muitos começam já em tenra idade fazer projetos para roubar ou ganhar dinheiro fácil...Muitos se desviam, e feliz do pai que consegue ter um filho trabalhador com postura de cidadão honesto....
    O Brasil é o país das espertezas, e até nas filas, todos querem ser os primeiros, em muita coisa levar vantagem, seja até com poucos trocados...Conheço uma amiga, que tendo outra amiga que faz trufa para vender, e paga seus estudos com este dinheiro suado e honesto. Ela ficou uns dias doente e a sua outra amiga ofereceu para vender as trufas para ela nos dias de hospitalizada, pois não é que a muito amiga dela aumentou o preço das trufas para levar vantagem...Ela voltando recuperada da saúde ficou assustada quando seus clientes da faculdade vinham pegar trufas com aumento do preço. Está certo que minha amiga ia dar algum dinheiro para ela, mas aumentar o preço para levar vantagem duas vezes é demais.
   É por isto que falo sempre nossa sociedade está podre, e a gente que somos honestos ficamos pasmos com a inteligência de alguns nas espertezas. São estes os muitos exemplos a em alguns casos aliciação que nossos filhos estaõ aprendendo, convivendo lá fora...O perigo ronda de todos os lados, eles são cercados em qualquer ambiente que vão, até em porta de igreja presenciamos tráficos por pessoas que frequentam a igreja e se diz lá dentro ser recuperado, convertido, etc....
     Só Deus e nossa fé mesmo para ajudar na caminhada da educação e conselhos dia e noite, destas crianças e adolescentes que estão formando a personalidade, que virão a ser futuros cidadãos do mundo. Prendemos nossos filhos, somos engaiolados, mas o perigo ronda lá fora, e muitos passaarinhos quando veem a liberdade com tantas novidades, ficam confusos e na auto afirmação caem no erro de experimentar o novo, muitas não conseguem sair....É muito fácil para quem não é pai ou cuidador julgar, alíás é tão fácil julgar sem analisar ou estar dentro do contexto...
       Porque então em famílias com pais presentes, educadores, sofrem com filhos que se desviam, no caminho? É mesmo para refeltir, será destino, carma, aonde está o erro?
    DEUS, DIVINO ESPÍRITO SANTO, OLHAI POR NOSSOS FILHOS....pois muitos tem a cabeça mais fraca para serem induzidos....
    PAZ PROFUNDA LUZ, VIDA E AMOR A TODOS....

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 30/05/2014
Alterado em 30/05/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.