" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


CUIDAR DA ESSÊNCIA... (EU VERDADEIRO)

     A vida diária anda tão apressada, com tantos compromissos, que muitas vezes esquecemos de cuidar do Eu verdadeiro. O tempo passa rápido, é o trabalho, contas para pagar, serviços em casa para fazer, muitas preocupações, que não encontramos tempo para conversar com a nossa alma. Ver suas necessidades, seus sentimentos, pensamentos, enfim sua essência. E de repente bate aquela solidão interior, aquele vazio. São as necessidades que a alma reclama. A alma também necessita de um mimo, um presente, ou seja temos que nos agradar de vez em quando, analisar a auto estima e tentar ver se o amor próprio também anda em dia. Se não nos amarmos não teremos como multiplicar e dividir amor.
     O amor próprio não é egoísmo exacerbado, é ele o equilíbrio das instâncias da personalidade ID, EGO E SUPEREGO (modelos estruturais da mente). Não estou falando do ser egoísta e querer tudo para si mesmo...E sim do equilíbrio, pois o ID é o nosso lado mais imperfeito, primitivo, imoral, perverso, o EGO é o equilíbrio, também com SUPEREGO , que é a instância muito moralista, e exigente de perfeição da personalidade. Segundo Freud, o Pai da Psicanálise, estas instâncias necessitam estar em equilíbrio para uma qualidade de vida interior.
     O desiquilíbrio constantes destas instâncias pode levar ao ego dividido, quando então vem a depressão, melancolia, angústias. Nós escritores e poetas temos um mecanismo de defesa que nos ajudam a levar a vida, que é o desabafo, mesmo que inconsciente de nossos sofrimentos e crises existenciais.
     Muito de nossas tristezas são por causa de críticas negativas, em torno de algo que fazemos certo e com amor, e que muitas vezes pessoas doentias procura denegrir a imagem, distorcer fatos, humilhar, ofender, há também perdas, a desilusão. medos. incertezas, sonho não concretizado, desemprego, e dependendo da sensibilidade a pessoa não aguenta superar e adoece.
     O cuidar da essência é respeitar nossos limites, enfrentar os desafios, e lutar para superá-los. Muitas vezes caímos e necessitamos até do médico que nos passe algum remédio por algum tempo, até que a crise passe.
     Não está sendo fácil viver num mundo tão conturbado por ódios, violências, consumismo, a mídia jogando coisas diariamente em nosso inconsciente, a gente não percebe, mais muita coisa vai sendo armazenado, em nosso inconsciente, que uma hora vai botar isto a tona, jogar de algum modo fora, seja em forma de doenças "somatizações", ou outro problema na personalidade; tais como retrair, sentir-se isolado, depressão, irritabilidade, "vontade de sumir" entre outros...
     Cuidar da essência é também, abrir para o mundo, sorrir mais, brincar, tentar desviar do que tanto perturba, mudar alguma coisa. Tentar ser mais leve...Muitas vezes ficamos tristes pela carga de problemas que temos que enfrentar, seja, com filhos, trabalho, contas entre outros...
     Viver não é tão fácil, e sempre haverá algum tipo de coisa que não condiz como o nosso desejo, vivemos cumprindo regras, facilitando o convívio e quando alguém descumpri acarretam problemas ao redor. Falam muito em liberdade, mas até na liberdade há de se ter responsabilidade e seguir as regras do bem viver, entretanto há a liberdade de pensamento e sentimento. O sonhar também nos ajuda a tecer planos, dar estímulo para amenizar o tédio existencial. E também os sonhos oníricos que são os nossos desejos reprimidos realizados quando dormimos, o inconsciente coloca nossos desejos inconscientes em nosso descanso ao dormir no sonhar. Esta é a mais perfeita liberdade de ser, porque ninguém pode saber ou ler nossos sonhos e pensamentos...
     Chorar e desabar também é muito bom...Ninguém aguenta viver por longo período carregando sozinhos emoções fortes... Nossa humanidade está doente em muitos sentidos. Muitos nem sabem o que querem da vida, não tem certeza de nada. É o caos psicológico...É o caos da humanidade...
     E diante de tanta coisa para refletir vamos ficando no caminho cheio de encruzilhadas, com medo até de pensar no futuro...Mas devemos permanecer firmes, termos fé e esperança de que sempre algo de bom pode acontecer com a gente, pelo menos enquanto tivermos forças e condições de realizar alguma coisa por nós mesmos, para que possamos também passar a força e o amor para os entes queridos...Só o amor salva e constrói alguma coisa.
E que ele comece com a nossa auto estima elevada, para que possamos, dividir, compartilhar e multiplicar este amor, que há em nós...CUIDANDO DA ESSÊNCIA podemos cuidar do outro também também. Nossa paz e equlíbrio são fundamentais para nossa essência sadia. Vamos lutar para sermos felizes, porque nascemos e merecemos ser felizes. Vamos selecionar um pouco o que deixa nossa auto estima elevada...

                              PAZ E LUZ ATODOS
                            ENERGIA POSITIVA MIL

14/03/14

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 13/03/2014
Alterado em 13/03/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.