" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


O passado é o degrau para o presente...
 
     " O passado é o degrau na escalada do presente e futuro, sem passado não teremos identidade, raiz, mérito do presente...O passado é o projeto do futuro que estamos construindo no presente, o passado é o nosso banco de memórias boas ou más. É do passado que construímos cada vez mais saberes, pois o passado para mim é a base de tudo...Quando estamos envelhecendo o passado é nossa biblioteca emocional, nossas saudades e lembranças. Quem não tem passado é porque não viveu, fez uma lobotomia no cérebro. É por meio das experiências ruins também do passado que crescemos, mudamos metas, viramos o jogo, lutamos, corremos atrás da qualidade de vida seja extrínseca ou intrínseca. 
     Com o passado aprendemos a ter fé, vivenciarmos o mal e o bem , sabemos distinguir o que é melhor, ir de encontro aos sonhos, esquecer amores que não deram deram certo para abrir o coração para o novo.
     É por meio do passado que sabemos conscientemente podar laços, derrubar e construir novas pontes. Sem passado não saberia de onde vim, pelo menos na vida humana do agora, não teria razão de ser, de ter lembranças da infância, da juventude, das escolas, amigos daquela época. No passado tembém, deixamos muitas coisas boas que não há como retornar e sempre fica um vazio também pelo que deixamos escapar de bom em nossas vidas...
     É por meio do passado que aprendemos a não cometer os mesmos erros, que amadurecemos, que traçamos mais objetivos para a trajetoria da vida...É no passado que sonhamos nossas profissões idealizadas agora, nosso lar de agora...
     Por outro lado é no passado que deixamos acontecimentos tristes, que aprendemos a inovar, dar valor as coisa boas, lutar para ser feliz... Amo recordar de meu passado, meus bons momentos de infância e traçar metas diferentes das coisas infortunas que vivi e que não foram poucas, porém com ela aprendi que vale a pena sonhar, que coisas boas sempre virão, que basta acreditar, correr atrás e que nenhum dia é igual ao outro, que cada dia evoluimos mais.
     É por meio do passado que valorizamos as conquistas do hoje, as superações e enfrentamentos que deram certo, meu existir no mundo hoje.
     Com o passado terei boas recordações e com ele sei que valeu a pena viver tudo, seja bom ou ruim, pelos resultados que são minha vida agora...Não pretendo esquecer o meu passado pois, não sou filho de chocadiera, não nasci em cima de uma pedreira, em meu passado estão minhas raízes, meu berço, seja pobre ou rico, mas o berço do começo para uma jornada que ainda tem vínculos de sangue, amor e alguns conceitos das experiências que me deu um novo aprendizado...PASSADO, PRESENTE E FUTURO ELOS DA VIDA DO SER HUMANO...

OBS: Já tive cancer duas vezes e estou aqui, já sofri desamaparo, abandono, perdas, separaçoes, pobreza, tristeza, saudades...Tudo isto me serviu de aprendizado, me ensinou a ter alegrias e gratidão pelas coisas mais simples, amor a vida, o passado valeu a pena porque superei e estou subindo cada dia um degrau rumo ao futuro...Já tive coisas maravilhosas no passado que fazeram valer tudo o que passei também...


20/01/14

   
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/01/2014
Alterado em 21/01/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.