" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

Velhice Bem sucedida com qualidade de vida...

                       PARA VOCÊ PESSOA QUERIDA !!!!
      QUALIDADE DE VIDA....20/03/2010 (Publicação Jornal Diário de Suzano)

 
VELHICE BEM SUCEDIDA COM QUALIDADE VIDA EXTRÍNSECA E INTRÍNSECA

     Todos nós vamos envelhecendo desde o momento após o nascimento. A Melhor Idade começa após os 45 anos quando já passamos pelas duas primeiras fases da vida aonde vamos estruturando nossa vida.
    É também por volta dos 50 anos que começa nossa terceira idade e última idade que pode se prolongar até aos 100 anos, o que é raro mais acontece. Adquirimos os direitos do idoso por volta dos 60 a 65 anos, onde nos preparamos para a aposentadoria. Já existem aí muitas limitações físicas e psicológicas pelos anos dedicados ao trabalho e criar a família.
    Entretanto podemos viver com mais qualidade de vida se cuidarmos de alguns aspectos da saúde e do bem estar físico e psicológico também.
A motivação, aceitação de si mesmo, e alegria amenizam os problemas de saúde. A saúde psicológica influi também na saúde geral. Podemos viver uma Terceira Idade da melhor maneira possível e permanecermos sempre jovens apesar das limitações. A velhice pode significar apenas muitos anos de vida, o que é muito bom, poder chegar a ter uma velhice nos parâmetros normais, já que tantas pessoas morrem precocemente. O cuidado com a saúde, as atribuições e lazer devem ser mantidos por todo ser humano. Mesmo quando se têm limitações há diversas maneiras de continuar fazendo alguma coisa que dê prazer. Há uma diversidade de trabalhos manuais ou de outro modo, que podem ser feitos. Ser útil dá prazer melhora a autoestima. A necessidade de ser importante é latente ao ser humano. A interação psicossocial é muito SIGNIFICANTE para se manter motivado. E vamos nestas poucas linhas refletirmos sobre o contexto e qualidade de vida na terceira idade.

                           O ENVELHECER BEM SUCEDIDO...
      O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico, e social, que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modificando sua relação com o tempo, com o mundo e com sua própria história.
      Um ser humano que esteja bem intrinsecamente (interiormente), consegue valorizar mais o extrínseco (materialmente), pois ele sabe dar sentido á vida, tem mais capacidade de superação e resolução de problemas, ou seja, é mais forte emocionalmente. O idoso com atividades específicas, é beneficiada com mais saúde, amenizando também depressão e solidão. O idoso sofre com o medo da finitude (morte), por isto é imprescindível um manejo para ajustar-se a idade com qualidade de vida e autoestima. Além do mais, muitos são ainda, obrigados a conviver com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, labirintite, doenças reumáticas, APOSENTADORIA COM POUCO DINHEIRO e outros...
1- DICAS PARA QUALIDADE DE VIDA NA MELHOR IDADE...
1* Ajustar-se ao decréscimo da força física (doenças crônicas)
2* Ajustar-se á aposentadoria e á redução de renda.
3* Ajustar-se á doença ou morte do esposo (a)
4* Estabelecer afiliação a um grupo de pessoas idosas ou idade similar
5* Manter as obrigações sociais (reuniões, festas, votar, religiosidade)
6* Estabelecer arranjos físicos satisfatórios para viver bem a velhice.

 
2- DICAS PARA AUTOESTIMA E MOTIVAÇÃO...
1* Receber o apoio necessário de que necessita (amigos, familiares...social)
2* Avaliar sempre a qualidade de vida física e psicológica.
3* Fazer sempre acompanhamento médico para manter a saúde.
4* Fazer exercícios para aliviar as dores físicas (como caminhar ou outros)
5* Aproveitar e viver a vida...sair para divertir-se. Ler mais...conversar mais.
6* Cuidar da aparência física (idoso também pode ser belo e elegante mesmo com roupas simples).
7* Aproveitar todas as chances de lazer. (sair da rotina)
8* Procurar ter um sentido de vida (motivação em algo que gosta, como por exemplo: dançar, sair, viajar, ler, fazer trabalhos manuais, caminhar, conversar com amigos, apanhar um pouco de sol de manhã...)
9* Aceitar as limitações da idade. (fazer atividades dentro das limitações)
10*As relações afetivas estimulam prazer de dar e receber amor e carinho...aposte nisto! Ame, perdoe, reconcilie, repense atitude...
11* Mesmo, sem recursos, o idoso pode ser rico de amizades, bem estar e qualidade de vida. Deve-se ter sentido de vida...
12* Qualidade de vida intrínseca é o que temos dentro de nós, nossa paz profunda, alegria, superação de problemas e atitude.
13* Qualidade de vida extrínseca é o que temos de material, o que nem sempre é o mais importante. O dinheiro é necessário mas nem sempre é o que faz um ser humano feliz. É preciso estar bem consigo mesmo.
14* A alegria de viver, as amizades, o amor, o carinho da família, o dar e receber, ajudar e ser ajudado, amar e ser amado, o sorriso; são acessórios para ter uma qualidade de vida intrínseca.
15* Se o dinheiro é limitado deve-se procurar no aconchego do lar e dos amigos, pelo menos tranqüilidade, a paz da convivência e harmonização social, não há dinheiro que paga.
16* A afiliação a uma religião que mais se afina é uma boa solução para socializar e praticar solidariedade. A fé ainda é a coisa mais importante na vida do ser humano. Existem várias formas de se fazer caridade, até um pobre pode praticá-la. A FÉ CURA ALEGRA E DÁ ESPERANÇA. A religiosidade quando espontânea é necessária também ao equilíbrio psicológico.

 
3- Dicas de prevenção e atitudes que podem contribuir com a saúde....
 
1- CUIDADOS EM CASA: Qualidade de vida com mais segurança está na prevenção de acidentes. As quedas constituem a primeira causa de acidentes em idosos e que podem acarretar muitos traumas e seqüelas graves..
a) Procure evitar tapetes e objetos espalhados pela casa. Assim evita tropeções e quedas que podem provocar fraturas.
b) Evite também encerar a casa, o assoalho fica mais escorregadio.
c) Coloque os utensílios domésticos numa altura nem alta e nem muito baixo. E em locais acessíveis.
d) Boa iluminação dentro de casa e no quintal. Facilita o acesso livre.
e) Telefones próximos á cama (no caso de sentir-se mal, ele está mais perto). Um abajur também é ideal.
f) Suporte de parede no Box e ao lado do vaso sanitário para auxiliar o equilíbrio, (principalmente para o idoso com seqüelas e limitações psicomotoras), barra fixa na parede para segurar.
g) Portas sem soleira altas (piso sempre no mesmo nível para evitar tropeços).
h) Cadeira de banho se necessário. Acessórios e materiais de higiene sempre bem acessível e visível. Pequenas prateleiras no Box ajudam.
i) Altura da cama apropriada (cuidado com beliches). Um idoso nunca pode dormir na parte de cima. O perigo de queda é eminente.
j) Rampas ou escadas com corrimão. O idoso necessita de algo para apoiar
k) Evitar móveis baixos demais, obstáculos e fios espalhados pelo chão.
l) Boa iluminação no trajeto da cama ao banheiro, para evitar desorientação durante a noite. (deixar uma luz acesa).
m) Levar um copo ou mais de água para o quarto (evita que o idoso fique andando pela casa)...
n) Alimentação mais leve e saudável. Ingerir frutas e verduras. Sopas com bastantes legumes, beber água, alimentar nos horários sempre corretos e iguais. A refeição deve ser mais leve no jantar e, mais cedo para não provocar insônia e indigestão. Evitar café á noite.
o) Seguir regras de dietas saudáveis, deixe o idoso também escolher o que gosta de comer. Seguir recomendações médicas.
p) O idoso precisa de algumas atribuições para não se sentir inútil. Muitos gostam de trabalhos manuais, ajudar na cozinha, na casa, no quintal.
q) Não force o idoso; a comer, a trabalhar, dormir. Ele tem suas limitações, mas pode decidir também. A não ser que não seja possível por problemas e complicações de saúde.
r) Fazer, exercícios físicos, contribui para a manutenção da boa saúde. Mas é bom seguir recomendação médica conforme o tipo de exercícios.
s) Adquirir hábitos de leitura, fazer palavras cruzadas, (outros) ajudam na prevenção da memória e previne algumas doenças mentais.
t) Faça de sua casa um espaço do jeito que você gosta, não é necessário seguir modas para ser feliz, o bom é ter tudo á mão e de preferência e gosto pessoal. Na terceira idade as lembranças são fundamentais para o emocional. Não deve se acanhar de ser diferente. Aposte no que gosta.

       Obs: Estas dicas são principalmente para idosos ou pessoas de mais 60 anos que moram sozinhos ou com limitações físicas mais graves. A adaptação do ambiente do idoso beneficia tanto a ele como ao cuidador. Com os cuidados necessários ambientais, também se evita o estresse de ficar repetitivo, evitando até mesmo conflitos nas relações afetivas, construindo um ambiente com mais afetividade e prazer de viver. Com estes procedimentos evita assim a chamada “pegação no pé” ou implicâncias desnecessárias. O cuidador se sentirá também mais seguro, com uma casa adaptada para atender as necessidades do idoso. São medidas práticas e acessíveis que previnem e ajudam num ajuste melhor, para preservar tanto a saúde quanto as relações afetivas, agregando assim mais tranqüilidade.

     Parte do trabalho conclusão de curso de Psicologia, mais dicas para Plantâo Psicologico da Melhor Idade em Açao Social, da qual faço parte esporadicamente...(distribuição de folhetos)

 



 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 17/12/2013
Alterado em 17/12/2013


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.